Mulher fraturou o osso da cavidade ocular ao assoar o nariz - TVI

Mulher fraturou o osso da cavidade ocular ao assoar o nariz

  • MVM
  • 5 jul 2018, 16:26
Olhos (arquivo)

Sangramento do nariz, falta de visão, inchaço e dores extremas na cara, foram estes os sintomas apresentados pela mulher quando deu entrada num hospital em Londres

Uma mulher de 36 anos deu entrada num hospital por ter feito uma fratura na cavidade ocular após ter-se assoado. O caso já tem um ano, mas só agora foi divulgado.

A mulher chegou ao Hospital da Universidade North Middlesex, em Londres, a sangrar do nariz, com queixas de falta de visão, inchaço e dores extremas no lado esquerdo da cara, avança a revista Time, que cita o BMJ, uma publicação especializada na divulgação de casos clínicos graves e raros

Após os exames, os médicos concluíram que a mulher tinha uma fratura no osso da cavidade ocular, um tipo de lesão que acontece em pessoas que praticam luta e levam murros na cara.

É bizarro. Nós vemos estas fraturas em pessoas que levam murros ou pessoas que lutam.”

 

Nunca ouvi que isto tivesse acontecido alguma vez por alguém se assoar. Toda a gente assoa o nariz. Ninguém pensa que pode magoar o olho ao assoar o nariz”, diz Dr. Sam Myers, um dos médicos que tratou a mulher.

O caso tornou-se relativamente simples de tratar. A lesão já está curada, a visão não ficou permanentemente afetada e não precisou de cirurgia.  Os médicos receitaram-lhe analgésicos, indicações para evitar assoar-se ou praticar desportos que envolvam contacto e ainda aconselharam que deixasse de fumar, pois fumava cerca de 20 cigarros por dia, o que pode ter contribuido para o que aconteceu.

Passado um ano do incidente a mulher demonstrou uma boa recuperação, apesar das dores de cabeça diárias que duram desde 30 minutos a algumas horas terem ficado como mazela.

De acordo com o médico, é muito fácil fraturar pequenos ossos faciais, mas é “muito raro” isto acontecer apenas a assoar o nariz. Não está totalmente claro como é que a mulher teve tanto azar, mas ela disse ao médico que não se tinha assoado de forma muito agressiva e que é saudável. O médico especula que a mulher “deve ter uma predisposição ou um esqueleto frágil na área à volta dos olhos”.

Se fechar uma narina enquanto se assoa, por vezes pode haver bastante pressão. Mas o facto da pressão de assoar o nariz ser igual à pressão de levar um murro, é incrível”, destaca Sam Myers.

Dr. Myers enfatiza que em média as pessoas que assoam o nariz não correm o risco de sofrer uma fratura deste género e reforça que há poucas medidas de prevenção que as pessoas possam ou devam tomar, além de evitarem assoar-se excessiva e agressivamente.

Continue a ler esta notícia