Fungo presente no estômago das cabras poderá produzir biocombustíveis - TVI

Fungo presente no estômago das cabras poderá produzir biocombustíveis

  • Tomásia Sousa
  • 24 fev 2016, 23:15
Cabra

Estudo publicado na revista Science revela que há um fungo no estômago das cabras e das ovelhas que produz enzimas flexíveis capazes de descompor qualquer matéria vegetal

Um estudo publicado na última semana na revista Science revela que há um fungo no estômago das cabras que pode ser usado para fabricar biocombustíveis melhores e mais baratos. Este fungo produz enzimas flexíveis capazes de descompor qualquer matéria vegetal.

O estudo, que também foi feito em ovelhas, focou-se na capacidade que estes animais têm de digerir o “indigerível”.

Os investigadores asseguram que o fungo é tão ou mais eficiente quanto as enzimas sintéticas. É esse fator que permite às cabras e ovelhas digerir uma grande variedade de materiais não comestíveis.

Isto pode abrir muitas oportunidades para a indústria dos biocombustíveis”, explicou Michelle O'Malley, a responsável pelo estudo.

Os biocombustíveis são produzidos através de produtos agrícolas, como o milho. Uma das críticas apontadas pelos ambientalistas tem precisamente a ver com o facto de se usar a terra para os produzir, o que faz com que o preço dos alimentos aumente.

Além disso, o facto de requererem um tratamento que envolve produtos químicos torna o processo mais complexo e mais caro.

Os investigadores já conseguiam produzir combustível através de resíduos de animais e de comida, mas esse processo não era economicamente viável para produção em massa.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE