'Ginormica', a cobra que tem o dobro das dimensões "normais" - TVI

'Ginormica', a cobra que tem o dobro das dimensões "normais"

  • IS
  • 17 jul 2019, 13:10
Dia Mundial da Cobra

Espécie não é considerada agressiva, exceto quando provocada

"Ginormica", assim foi chamada, é uma pitão-reticulada cujo nome demonstra bem o que ela é: gigante e enorme. Pesa de cerca de 90 quilos e tem mais de seis metros de comprimento, como comprova o vídeo partilhado nas redes sociais em que podemos observar o dono de um zoológico na Florida a medi-la.

De acordo com o Museu de Zoologia da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, estas medidas representam o dobro das medidas normais para esta espécie.

Esta espécie de pitão é geralmente encontrada no Sudeste da Ásia e em florestas tropicais húmidas, em locais próximos de rios e lagos, e diz respeito à maior atualmente existente no mundo, das mais longas e uma das três mais pesadas já encontradas.

No caso de "Ginormica", só não tem o recorde do Guinness para a maior porque existe concorrência. Por enquanto, o título pertence a "Medusa", uma pitão de Kansas City, nos Estados Unidos, que mede mais de sete metros e pesa cerca de 158 quilos.

O Jardim Zoológico de Lisboa descreve esta espécie como uma das maiores serpentes que se conhece. Não é venenosa e tem membranas sensíveis ao calor que permitem detetar presas de sangue quente.

Esta espécie não é considerada agressiva, exceto quando provocada. Com base nos vários ataques já registados, são as cobras com maior probabilidade e capacidade de comer um ser humano.

Continue a ler esta notícia