Orangotango tenta livrar-se do vício do tabaco - TVI

Orangotango tenta livrar-se do vício do tabaco

Orangotango fuma há 10 anos

Visitantes atiravam cigarros com objetivo de ver Tori a fumar, ela ganhou o hábito

Relacionados


Tori é uma orangotango de 15 anos, que vive no zoológico Taru Jurug, na Indonésia. O que distingue Tori dos outros animais da sua espécie é o seu péssimo hábito: fumar.

O vício, que dura há 10 anos, levou o Centro para a Protecção de Orangotangos a transferir Tori para uma pequena ilha no zoo, com o objetivo do primata largar de vez a nicotina.

Funcionários do zoológico explicaram que este vício deve-se à falta de consciência por parte dos visitantes que têm por hábito atirar cigarros acesos para o local onde ela se encontra.

Acham graça ao primata imitar o comportamento humano, segurando o cigarro entre os dedos, deitando o fumo pelas narinas. Querem fotografar a «cena». Captam o momento, mas não a essência. Perdem a noção do que é melhor para Tori.

O diretor do zoológico, Lili Krisdianto, afirma que a medida visa proteger, para além de Tori, mais quatro orangotangos em perigo, no mesmo jardim zoológico.

De acordo com a agência Associated Press, no próximo sábado serão divulgados os resultados de exames médicos, a fim de se descobrir de que maneira é que o tabaco afetou a saúde de Tori.

As condições em que vivem os animais nos zoos indonésios têm sido muito contestadas por observadores. Há relatos de várias mortes prematuras e a Associaton Press lembra que em Março uma girafa do zoo de Surabaya apareceu morta com uma bola de plástico de 18 quilos no estômago, formada por anos de ingestão de lixo atirado pelos visitantes.
Continue a ler esta notícia

Relacionados