Cientistas reprogramam células de urina para gerar neurónios - TVI

Cientistas reprogramam células de urina para gerar neurónios

Cérebro

Pesquisa pode contribuir para futuros avanços no tratamento de doenças degenerativas como o Alzeheimer e Parkinson

Relacionados
Um grupo de cientistas chineses afirma ter conseguido reprogramar células de urina humana em células cerebrais, numa pesquisa que pode contribuir para futuros avanços no tratamento de doenças degenerativas como o Alzeheimer e Parkinson.

De acordo com a BBC, a pesquisa, publicada na mais recente edição do «Nature Methods», afirma que as células de urina foram isoladas de três dadores, de 37, 10 e 22 anos, e reprogramadas para gerar células progenitoras neurais.

Estas células progenitoras, por sua vez, foram capazes de subdividir e «gerar com eficiência neurónios funcionais» distintos in vitro.

Os mesmos cientistas já tinham identificado no passado que a urina humana contém células do rim «que podem ser reprogramadas em células-tronco pluripotentes induzidas». Agora, dizem ter avançado neste método.

«Ainda faltam análises, mas reportamos que as células sobrevivem e se dividem quando transplantadas ao cérebro de um rato recém-nascido», diz o estudo liderado por Duanquing Pei, da Academia Chinesa de Ciências.
Continue a ler esta notícia

Relacionados