Polícia não quer condutores a olhar para a Aurora Boreal - TVI

Polícia não quer condutores a olhar para a Aurora Boreal

Aurora Boreal

Condutores na Islândia andam a guiar de forma perigosa e a culpa é das Luzes do Norte

As autoridades no sul da Islândia lançaram um aviso aos turistas para que parem de olhar para o céu enquanto conduzem, devido ao comportamento errático de muitos automobilistas que contemplam a Aurora Boreal. 

Durante a semana passada, a polícia da Islândia informou que mandou parar duas viaturas por comportamentos "imprevisíveis", isto é, condutores que saíam dos limites da estrada ou que paravam subitamente. A suspeita inicial recaiu na ingestão de bebidas alcoólicas, mas, afinal, os condutores estavam apenas a contemplar a “Aurora Borealis”, enquanto conduziam.

Como escreve a BBC, um dos incidentes ocorreu numa estrada a caminho do aeroporto, na qual um veículo circulava entre as duas vias. Segundo o relatório policial, o condutor, quando solicitado a parar a viatura, afirmou que “queria continuar a maravilhar-se com o céu”.

O condutor disse ao polícia que estava a ver as Luzes do Norte e não conseguia parar de olhar para as mesmas”.

O fenómeno natural é visível a partir de países do norte do planeta, como a Islândia, onde podem ser observadas as luzes coloridas e brilhantes, geralmente avermelhadas ou esverdeadas, que ocorrem devido ao contacto dos ventos solares com o campo magnético da Terra.

A Islândia já se habituou a este tipo de situações. Aliás, em 2015, um oficial chegou a reclamar que os turistas tinham provocado acidentes por pararem, inesperadamente, no meio da estrada. Muitas das vezes, era para conseguirem tirar as melhores fotografias de animais que por lá passavam.

Continue a ler esta notícia