Escultura da Virgem Maria está a "chorar" desde maio - TVI

Escultura da Virgem Maria está a "chorar" desde maio

  • MVM
  • 19 jul 2018, 12:41

Nossa Senhora da Guadalupe está a verter lágrimas desde o domingo de Pentecostes, no estado do Novo México, Estados Unidos da América.O fenómeno tem atraído milhares de curiosos

Uma estátua de bronze da Virgem Maria,  com mais de dois metros de altura, numa igreja católica em Las Cruces, no estado do Novo México, nos Estados Unidos, tem "lágrimas" a caírem-lhe pelo rosto, há dois meses. De acordo com o "The Washington Post", o fenómeno tem vindo a atrair milhares de curiosos e até especialistas que procuram explicações. 

A escultura, conhecida localmente como Nossa Senhora da Guadalupe, não está a verter exatamente lágrimas humanas. Um investigador e a Diocese de Las Cruces afirma que as "lágrimas" vertidas pela estátua são um líquido composto por azeite juntamente com perfume, substância que é utilizada quando as pessoas se benzem. Trata-se de um óleo sacramentado utilizado na igreja católica para ungir os cristãos.

Segundo um especialista, a questão não se baseia meramente em como aconteceu, mas porque razão as pessoas estão a reagir ao fenómeno e querem acreditar que a estátua está realmente a chorar.

Há um certo entusiasmo e curiosidade quando coisas semelhantes acontecem. Porque é como que uma confirmação das crenças tradicionais de que Deus existe e coisas sobrenaturais são visíveis no nosso mundo”, diz John Thavis, jornalista e escritor do livro "As profecias do Vaticano", de 2015.

O insólito começou no dia 20 de maio, no domingo de Pentecostes, quando os paroquianos da Igreja Católica Nossa Senhora de Guadalupe, em Hobbs, notaram que havia um líquido a escorrer dos olhos da Virgem Maria, divulga Judy Ronquillo, responsável pela igreja.

O padre José Segura garante nunca ter visto nada assim em 12 anos de sacerdócio e foi difícil de acreditar que esta situação estivesse mesmo a acontecer. A existência de câmaras na igreja confirma que não há nenhuma explicação humana para o sucedido e esclarece que se houvesse evidências disso, não permitiria que isto continuasse.

É algo extraordinário para o padre. Não tem palavras para isto. Houve um momento em que não acreditou, mas agora já acredita”, acrescenta Judy Ronquillo.

O diácono Jim Winder, da Diocese de Las Cruces, analisou com especialistas a estátua, a área circundante e até o teto e não encontraram sinais de que tenha existido qualquer alteração. Os investigadores falaram inclusive com a empresa que construiu a estátua, no México, e foi confirmado que a escultura de bronze é oca por dentro, não sendo possível que esteja a verter alguma substância líquida existente no interior.

Os investigadores recolheram cerca de cinco mililitros de “lágrimas” e foram realizados testes, cujos resultados esclarecem que é uma espécie de mistura de azeite com perfume, como o óleo utilizado no crisma.

Não acreditamos que o óleo do crisma fosse levado da igreja e usado para adúlterar a estátuta. Não temos uma explicação para isto”, diz Winder.

Apesar dos responsáveis da igreja católica não estarem muito preocupados em perceber a razão do fenómeno, Jim Winder afirma que a diocese está a tentar perceber como a insólita situação aconteceu, para ser dada uma explicação aos crentes.

Honestamente, é o mais importante. O fenómeno tem levado as pessoas a ficarem mais próximas de Deus”, segundo Winder.

John Thavis defende que quando ocorrem sinais sobrenaturais na igreja católica, os crentes aproveitam para pedir favores nas suas orações e acreditam que Deus pode “estar a providenciar uma ligação direta e as pessoas querem tirar proveito disso”. Nestas situações o Vaticano, geralmente, permite que o fenómeno se desenrole sem intervir e espera o mesmo dos bispos locais, porque as ocorrências “acabam muitas vezes por ser falsas ou explicadas pela ciência”. A explicação deste fenómeno pode demorar anos até ser encontrada e também há ocasiões em que, apesar de existir uma investigação completa, nenhuma explicação chega a ser conseguida.

Se isto não tem mão humana, só restam duas razões possíveis – o Diabo e Deus. Tudo o que podemos dizer neste momento é o que não é.”, conclui Winder.

Continue a ler esta notícia