Podia ser apenas uma chamada para ajudar um gato que ficou preso numa árvore, mas os Bombeiros de San Bernardino, na Califórnia, depararam-se mesmo com um puma no topo de uma árvore sem conseguir descer.

Segundo as autoridades, citadas pela BBC, o alerta foi dado pelo proprietário de uma casa próxima da árvore que reparou no animal enquanto jardinava.

Puma preso em árvore

A 15 metros do chão, o animal teve de ser sedado para que os bombeiros o conseguissem colocar num arnês e descê-lo da árvore. Depois de assistido por biólogos, o puma voltou a ser libertado para o seu habitat natural.

"É comum que jovens leões vagueiem por aquilo que é considerado o seu habitat natural para estabelecerem o seu território", contou Kevin Brennan, biólogo do Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia.

Este é o segundo puma a ser avistado na região nas últimas semanas. A 4 de fevereiro, um atleta teve de matar um puma que o atacou, quando corria num parque perto da cidade de Fort Collins, no estado norte-americano do Colorado, conhecido por aí se localizar grande parte da cordilheira das Montanhas Rochosas.