Utiliza míssil de três milhões para abater drone de 200 dólares - TVI

Utiliza míssil de três milhões para abater drone de 200 dólares

Drone entrega comida em aldeias isoladas de Coimbra

General David Perkins, do exército norte-americano, revelou o incidente durante uma conferência enquanto falava como abordar as ameaças com diferentes níveis de comando

Um drone de apenas duzentos dólares (cerca de 186 euros) foi abatido por um míssil militar - Patriot - no valor de três milhões de dólares (2.79 mil euros), revelou o General David Perkins, do exército norte-americano, durante uma conferência da Associação do Exército dos EUA em Huntsville, Alabama.

O General Perkins revelou o incidente enquanto falava como abordar as ameaças com diferentes níveis de comando. 

Quando começamos a lidar com sistemas aéreos não-tripulados de inimigos, o primeiro instinto é que se trata de um problema de defesa aérea. É um problema de defesa aérea porque eles estão no ar e, de facto, tivemos um aliado muito próximo que teve de lidar com um adversário que estava a usar um drone pequeno e abateram-no com um míssil Patriot. Isso funcionou. Eles tinham-no, okay, e adoramos mísseis Patriot, e eu conheço pessoas que os constroem, os vendem e são ótimos. O problema é que nesta relação o Patriot ganhou. O drone que custou 200 dólares na Amazon não teve hipótese contra um Patriot. (...) Mas um único míssil pode custar entre 2.5 a 3.4 milhões de dólares".

Perkins lembrou que esta diferença de custos entre os dois objetos levanta a questão sobre o entendimento da tática em questão. 

Sem nunca revelar quem foi o aliado que abateu o drone, nem quando é que isso aconteceu, o general afirmou que o rácio de despesa económica neste tipo de incidentes e que se fosse o inimigo tinha descoberto uma forma de "desperdiçar mísseis".

Se eu fosse o inimigo, pensaria «bem, vou ao Ebay comprar vários drones de 300 euros e fazê-los gastar os mísseis Patriot por aí»", concluiu.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE