Recluso está há dois dias barricado no telhado da prisão - TVI

Recluso está há dois dias barricado no telhado da prisão

Stuart Horner, de 27 anos, está há mais de 48 horas no telhado da prisão de Strangeways, para protestar contra a falta de condições no estabelecimento prisional

Um prisioneiro inglês está a tentar fazer história na prisão de Strangeways, em Manchester. Stuart Horner está barricado no telhado do estabelecimento prisional desde domingo, para protestar contra a falta de condições da prisão.

Stuart Horner, de 27 anos, está há mais de 48 horas no telhado da prisão de Strangeways. O jovem, que foi preso em 2012, depois de ter morto um tio, está há dois dias em protesto para, segundo o próprio, melhorar as condições em que os prisioneiros vivem.

Para tal, muitas têm sido as demonstrações do recluso, entre as quais partir janelas e fazer um “strip”, ostentando uns boxers da equipa Manchester United, enquanto se queixava das condições da prisão.

Na segunda-feira de manhã, Stuart continuou com o mesmo comportamento, afirmando que iria permanecer no telhado durante “40 dias e 40 noites”.

A exibição de Stuart teve o apoio dos restantes prisioneiros, que atiraram rolos de papel higiénico enquanto gritavam “há apenas um Stuart Horner!”. O recluso afirmou que a sua intenção é “mudar a história da prisão”, que já foi palco de uma revolta que durou 25 dias, em 1990.

Depois de uma noite chuvosa, Stuart decidiu por fim voltar a vestir-se, mas não sem antes escrever na camisola: “Não é 1990. Digam ao governo que estamos fartos. Requalifiquem o sistema inteiro”.

Os protestos do recluso não estão a passar despercebidos ao público inglês. Stuart tem já alguns fãs fora da prisão, que já colocaram música a tocar durante a exibição e atiraram um foguete para dentro da prisão que, segundo as autoridades, por pouco não acertou num agente.
 

As condições da prisão de Strangeways já têm dado que falar e teme-se nova revolta por parte dos reclusos, que, alegadamente, passam 23 horas fechados, não podendo fazer qualquer tipo de exercício físico. A falta de guardas na prisão tem também sido um motivo de preocupação.
Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE