Se dá por si a pensar que parece que, hoje em dia, as crianças nascem a saber tudo de tecnologia, este pode bem ser um exemplo, com os resultados contrários àqueles que os pais desejam: um rapaz com apenas sete anos comprou um brinquedo na Internet pela módica quantia de 10.000 dólares (cerca de 8.900 euros). 

Para além do susto que pregou à mãe, Donna Jacob, de 47 anos, o filho deixou-lhe um problema para resolver. A compra foi de uma uma golden banana, uma banana banhada a ouro, entre as cem Billy Bananas que faziam parte de uma edição limitada lançada na Austrália. 

A criança, que é autista, é ainda, como facilmente se deduz, uma grande fã desse boneco. Como os dados do cartão de crédito da mãe estavam guardados no computador, apareceram automaticamente no processo, pelo que foi fácil para o menino finalizar a compra. A mãe nem se apercebeu. Só deu conta quando recebeu um e-mail de confirmação do eBay. 

Um outro exemplo de uma Billy Banana à venda atualmente no eBay

A mulher contactou a empresa, o banco e o PayPal.  Explicou o que se passou, mas os seus pedidos de reembolso terão sido inicialmente ignorados e as responsabilidades descartadas.

Só depois da equipa do programa de televisão australiano Today Tonight ter entrado em contacto com o eBay, é que a gigante plataforma de vendas online concordou em reembolsar esta mãe, admitindo existirem "circunstâncias únicas neste caso". 

Donna Jacob está, seguramente, mais aliviada, mas não deixa de apelar a que as compras online passem a estar sujeitas a mais verificações, de forma a proteger os compradores mais vulneráveis: "Eu simplesmente não gasto 10.000 dólares numa transação, definitivamente são necessários protocolos para impedir que isto aconteça.".