Universitária despe-se contra sexualização do corpo feminino - TVI

Universitária despe-se contra sexualização do corpo feminino

Monica Rostvold nas escadas da Universidade no Texas [Foto:Twitter]

Ação da jovem de 22 anos faz parte do movimento Never asking for it, que tem como objetivo mostrar às mulheres que não devem ser um objeto de violência sexual

Relacionados
Tem 22 anos, é estudante de Artes Plásticas na Universidade do Texas, em San Marcos, nos Estados Unidos, e despiu-se em protesto contra a sexualização do corpo feminino. 

Monika Rostvold quis mostrar que "o corpo não é um objeto sexual" e, com esse propósito, sentou-se nas escadas da biblioteca da universidade seminua, com os olhos vendados e de auscultadores nos ouvidos. Assim ficou durante 45 minutos. 

Inicialmente, algumas pessoas não perceberam qual era a intenção da rapariga e até a chamaram louca.  "Como sobrevivente de agressão sexual, quero tomar controlo do meu corpo, eliminando a minha presença e expondo-me publicamente. Quero que as pessoas vejam o meu corpo bonito e poderoso, não um objeto sexual", explicou à revista "Cosmopolitan". 

A ação da jovem faz parte da campanha deste ano do movimento Never asking for it, que pretende mostrar às mulheres que não importa a idade ou a aparência que têm, nunca devem ser um objeto de violência sexual. 

Segundo a legislação texana, a exibição total dos seios é considerada um atentado ao pudor. Por isso, Rostvold tapou os mamilos com adesivo cor da pele e vestiu uma tanga do mesmo tom. 

As autoridades ainda tentaram intervir, mas a jovem conseguiu convencer a polícia de que não estava  a infringir a lei. 
«Antes de tudo, conversei com um advogado de defesa sobre o que queria fazer para me certificar de que ficaria tudo bem. Não queria que a polícia me prendesse», contou Rostvold em entrevista à rádio da universidade, a KTSW. 

Monika Rostvold já agradeceu o apoio aos fãs nas redes sociais. 

Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE