Sector do leite: Portugal reclama a Bruxelas mais apoios - TVI

Sector do leite: Portugal reclama a Bruxelas mais apoios

Leite

Ministro da Agricultura preocupado com actual redução «substancial» dos preços

Relacionados
O ministro da Agricultura, Jaime Silva, defendeu esta segunda-feira em Bruxelas mais apoios da Comissão Europeia ao sector do leite, afirmando-se preocupado com a actual redução «substancial» dos preços, noticia a agência Lusa.

Jaime Silva, que falava à entrada para uma reunião de ministros da Agricultura da União Europeia, na qual a questão vai ser debatida, disse que ia «mostrar preocupação à Comissão Europeia» e pedir um aumento dos apoios, com vista a um reequilíbrio do mercado, dado o grande desequilíbrio a que se assiste hoje entre oferta e procura.

Preços «baixíssimos»

Apontando que os «preços estão baixíssimos» - na ordem dos «30, 31 cêntimos por litro» em Portugal, mas já a 18 cêntimos nalguns Estados-membros - e que «é de esperar que a situação se agrave», o ministro disse que cabe à Comissão tomar medidas, designadamente a prestação de mais apoios ou o «congelamento» do aumento gradual das quotas previsto até à liberalização do sector, agendada para 2015.

«Portugal vai pôr em causa o aumento de quotas»

«Acredito que a situação hoje vem questionar o aumento progressivo das quotas que prepararia a tal liberalização», disse, acrescentando que «Portugal vai pôr em causa o aumento de quotas», algo que poderia até ser decidido já na reunião de hoje, caso houvesse unanimidade entre os 27, o que não será todavia o caso, já que «pelo menos um Estado-membros», a Itália, não é favorável.

Em alternativa, Jaime Silva reclama outras medidas da Comissão, sublinhando que apenas o executivo comunitário tem capacidade de intervenção. «A comissão tem intervenção, tem armazenagem, tem subsídios à exportação, é a comissão que tem capacidade de intervenção no mercado».
Continue a ler esta notícia

Relacionados