As melhores praias segundo a Quercus - TVI

As melhores praias segundo a Quercus

Férias

Portugal tem 269 praias com «qualidade de ouro»

Relacionados
A Quercus aumentou para 269 o número de praias com «qualidade de ouro» em todo o país, sendo Albufeira o concelho com mais classificações, anunciou a associação no dia em que se inicia a época balnear, escreve a Lusa.

Em comunicado, a Quercus refere ter selecionado todas as praias que, em Portugal, «têm tido sempre qualidade de água classificada como boa» entre 2005 e 2009, e que na época balnear do ano passado, «tiveram sempre análises boas» o que resultou na identificação de 269 praias com qualidade de ouro, mais 42 que em 2008.

Albufeira tem 17 zonas balneares com qualidade de ouro na água. Segue-se o concelho de Vila Nova de Gaia, com 15, Vila do Bispo, com 11, Torres Vedras, com 10 e Grândola com nove.

A Quercus realça que, com base em informação pública oficial, a época balnear começa em 290 praias do total de 493, sendo que «42 já têm desde há algumas semanas a época balnear aberta».

Na comparação com 2009, este ano 52 praias deixaram de ser zonas balneares, mas 15 novas zonas receberam esta designação.

Assim, «das 530 zonas balneares do ano 2009, passa-se para 493 este ano», aponta a associação ambientalista.

No ano passado, Portugal manteve o mesmo número de praias com má qualidade, ou seja, sete, mas aumentou de seis para nove o número de praias interditas, segundo informação da associação.

A Quercus salienta que, «mesmo com programas que pretendiam recuperar estas zonas balneares, Portugal não conseguiu ao fim de vários anos, promover uma qualidade da água conforme a legislação, principalmente em diversos rios ou águas interiores» onde a maioria das 52 zonas balneares desclassificadas se localizam.

A associação considera que «continua a existir uma vulnerabilidade à poluição, nomeadamente as falhas no saneamento básico e problemas de gestão da bacia hidrográfica que estarão na origem das análises más».

No ano passado, Portugal manteve o mesmo número de praias com má qualidade, ou seja, sete, mas aumentou de seis para nove o número de praias interditas, segundo informação da associação.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE