Incrível: mentiu sobre o nome e idade para jogar na Bundesliga - TVI

Incrível: mentiu sobre o nome e idade para jogar na Bundesliga

Paderborn-Hamburgo

Bakery Jatta enganou o Hamburgo e enfrenta agora as consequências

Relacionados

Um novo escândalo tem lugar no futebol alemão, algo que parece comum nos últimos dias depois da alegada fraude fiscal de Franz Beckenbauer e da resignação temporária do presidente do Schalke 04, depois de comentários interpretados como racistas. Desta feita, envolve um jogador da Gâmbia que, aparentemente, mentiu sobre a idade e até sobre o próprio nome para facilitar o seu ingresso no futebol germânico.
 
Bakery Jatta emigrou para a Alemanha em 2015 e, aproveitando a tolerância que é dada aos refugiados menores de idade para permanecer no país – refere o Sport Bild com o artigo 58 da 1ª Lei de Residência -, modificou os seus documentos de identificação, alterando a sua idade e nome. 
 
O nome com o qual ingressou no futebol alemão, Bakery Jatta, é nada mais do que uma invenção do próprio jogador, que tem como nome real Bakary Daffeh. Além disso, e para ter os benefícios que permitem uma livre residência de refugiados menores de idade, alterou a sua data de nascimento de 6 de novembro de 1995 para uma falsa: 6 de junho de 1998. 

LEIA TAMBÉM: tudo sobre o futebol alemão
 
Ora, quando ingressou no clube que na altura jogava no principal escalão do país, mentiu ao clube, diz também o Sport Bild, alegando que nunca tinha jogado profissionalmente no seu país. Dois antigos treinadores do jogador africano chegaram-se à frente, entretanto, assegurando que o médio defendeu as cores do Brikama United da Gâmbia, o seu país de origem, e que jogou por empréstimo na Nigéria e no Senegal, além de ter sido internacional sub-20 em 2014. Nessa altura, pelos seus dados verdadeiros, teria apenas 16 anos.
 
O diário alemão que noticiou a história já tinha levantado suspeitas sobre o atleta, tendo mandado questões ao seu agente e ao próprio Hamburgo em diversas ocasiões, sendo que nunca tiveram respostas (e daí publicarem, por fim, os resultados da investigação).
 

Continue a ler esta notícia

Relacionados