Confiança dos empresários alemães cai em Fevereiro - TVI

Confiança dos empresários alemães cai em Fevereiro

Bandeira Alemanha

A confiança dos empresários alemães, medida pelo instituto económico IFO, caiu em Fevereiro, de 96,4 pontos para 95,5 pontos.

A descida no clima de confiança empresarial apanhou de surpresa os analistas, que apontavam antes para uma subida do indicador até aos 96,7 pontos.

Mesmo assim, motivos para a descida da confiança não faltam: desde o aumento do desemprego, que penaliza o consumo, à contracção de 0,2% na maior economia da Europa no quarto trimestre do ano passado.

Como consequência do desemprego, a procura interna continua a mostrar sinais de fragilidade. Por isso mesmo, o instituto económico responsável pelo índice de confiança empresarial admite vir a rever em baixa a previsão de crescimento da economia alemã para este ano.

O índice que mede as expectativas dos empresários para os próximos seis meses e que caiu de 97,7 pontos em Janeiro para 96,4 pontos em Fevereiro. Já o índice que mede o estado actual dos negócios, avaliação feita também pelos próprios empresários, recuou igualmente para 94,5 pontos depois dos 95,3 pontos no mês anterior.
Continue a ler esta notícia