[Última actualização às 19h]
O troço Poceirão-Caia da linha de alta velocidade ferroviária Lisboa-Madrid representa um investimento de 1.359 milhões de euros, com a construção a começar em 2010 e devendo estar concluída no final de 2013.
Trata-se do primeiro concurso do projecto de alta velocidade ferroviária, que marca o arranque do projecto em Portugal, cujo vencedor foi o
consórcio liderado pela Brisa e pela Soares da costa.
Na corrida à construção deste troço participava também um outro consórcio liderado pela Mota-Engil.
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O agrupamento vencedor integra também a Iridium Concesiones de Infraestructuras, do grupo espanhol ACS, Lena, Bento Pedroso, Edifer, Zagope, a norte-americana Babcock & Brown Limited, o BCP e a Caixa Geral de Depósitos (CGD).
O vencedor foi anunciado durante uma cerimónia realizada no local onde será construída uma estação do TGV perto de Évora presidida pelo primeiro-ministro, José Sócrates, e que contou ainda com a presença do ministro das Obras Públicas Transportes e Comunicações, António Mendonça e do secretário de Estado dos Transportes, Carlos Correia da Fonseca.
À mesma cerimónia assistiu também o antigo ministro das Obras Públicas, Mário Lino.
O investimento da concessionária, de 1.359 milhões de euros, é destinado à construção do troço Poceirão-Caia enquanto o custo médio anual de manutenção será de 12,2 milhões de euros.
Esta concessão inclui o projecto, a construção, o financiamento, a manutenção e a disponibilização do conjunto de infra-estruturas ferroviárias do troço Poceirão-Caia, em que também se integra o troço Évora-Caia da linha convencional de mercadorias entre Sines e Caia e a nova estação de Évora.
A linha de alta velocidade entre Lisboa e Madrid permitirá um tempo de percurso de duas horas e 45 minutos para as ligações directas de passageiros entre as duas capitais, tendo sido projectada para permitir também o transporte de mercadorias.
TGV: troço Poceirão-Caia concluído em 2013
- Redação
- 12 dez 2009, 13:43
Brisa e Soares da Costa ganham primeiro concurso da linha de alta velocidade, cujo investimento ascende a 1.359 milhões de euros
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