Um grupo de cientistas quer bloquear os raios nocivos do Sol simulando erupções vulcânicas. Os investigadores argumentam que o sistema pode ser 100 vezes mais barato que o investimento na redução de gazes de estufa e pode baixar a temperatura global muito mais rapidamente.

E os investigadores David Keith, da University of Calgary (Canadá), Edward Parson, da University of Michigan (EUA) e Granger Morgan, do Carnegie Mellon University (EUA) deixam o alerta no artigo que escrevem para a revista «Nature»: é preciso fazer alguma coisa, antes que seja tarde demais.

«Muitos cientistas têm questionado a investigação sobre a gestão da radiação solar, dizendo que isso vai reduzir a vontade política de atacar as emissões de gases com efeito de estufa. Pensamos que os riscos de não fazer pesquisa superam os riscos de fazê-la», escrevem os cientistas, citados pelo jornal britânico «The Telegraph».

A hipótese lançada pelos cientistas permitiria lançar patículas de sulfato na atmosfera capazes de bloquear os raiso nocivos do Sol.
Redação / MM