Bandeiras verdes distinguem escolas empenhadas na educação ambiental - TVI

Bandeiras verdes distinguem escolas empenhadas na educação ambiental

Energia eólica (arquivo)

Serão hasteadas em 622 escolas de 154 municípios do continente e regiões autónomas

Relacionados
O trabalho desenvolvido por mais de 600 escolas, na área da educação ambiental, foi reconhecido com a atribuição em Torres Vedras de bandeiras verdes aos estabelecimentos de ensino.

A bandeira verde, que será hasteada em 622 escolas de 154 municípios do continente e regiões autónomas, simboliza o reconhecimento pelo esforço desenvolvido no âmbito do programa Eco-Escolas.

O Eco-Escolas é posto em prática há 12 anos em Portugal e é coordenado a nível internacional pela Foundation for Envirommental Education e a nível nacional pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

«O programa desenvolve nos estudantes a capacidade de agir e intervir no sentido de melhorar o ambiente envolvente», informa a ABAE.

A 12ª edição do galardão Eco-Escolas - «Dia Bandeiras Verdes 2008» decorre em Torres Vedras.

O pavilhão da Expotorres está a receber «a festa das bandeiras verdes das Eco-Escolas» com a presença 3500 representantes de escolas e municípios de todos o país.

Durante o dia decorrem diversas actividades como exposições, jogos, ateliers e espectáculos.

O programa Eco-Escolas envolveu no ano lectivo 2007/2008, 784 escolas de todos os graus de ensino, sendo a maioria das escolas do ensino básico.

A ABAE adiantou, durante um balanço das actividades, que além da formação e do acompanhamento das escolas lançou, entre outras iniciativas, o concurso de cartazes «eco-código», o «brigada-verde» de boas ideias de intervenção na comunidade, o projecto escola da energia e o desafio da poupança.

No ano lectivo 2008/09, o tema a desenvolver pelas escolas será: «Alterações climáticas e biodiversidade».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE