Programa pioneiro permitiu poupar 265 litros de água/dia - TVI

Programa pioneiro permitiu poupar 265 litros de água/dia

(arquivo)

Com a instalação de redutores de caudal, as famílias conseguiram poupar 60% nos duches

Um programa pioneiro no País permitiu às famílias poupar 265 litros de água por dia, ao longo de 2008. O «Eco-famílias» envolveu 10 famílias algarvias empenhadas em reduzir os gastos de água.

As famílias participantes gastaram 0,265 m3 de água por dia, o que representa um consumo menor do que a média nacional, de 0,310 m3/dia, referenciada no Programa Nacional para o Uso Eficiente da Água (PNUEA) como média do país.

Com a instalação de redutores de caudal, as famílias conseguiram poupar mais água nos duches, com uma poupança de 60%, e na lavagem das mãos, com uma redução de 46% no consumo.

O relatório do projecto «Eco-famílias», realizado pela empresa Águas do Algarve e da Associação Nacional de Conservação da Natureza (Quercus), conclui ainda que a poupança de água na lavagem de dentes foi de 39% e na lavagem manual da loiça a redução ficou pelos 38%.

O estudo revela ainda que as famílias aumentam o consumo de água em 7% durante o fim-de-semana, em comparação com os dias úteis. As famílias consumiram menos água no Inverno (Outubro e Novembro), com uma poupança de 15% face aos meses de Verão (Julho e Agosto).

O programa «Eco-famílias» abrangeu famílias dos concelhos de Albufeira, Faro, Loulé, São Brás de Alportel, Olhão e Lagoa e decorreu entre Janeiro e Novembro de 2008.
Continue a ler esta notícia