12 toneladas de rolhas vão para reciclar - TVI

12 toneladas de rolhas vão para reciclar

A iniciativa surge no âmbito do projecto Green Cork

Cortiça foi recolhida no âmbito do projecto «Green Cork»

Relacionados
A Quercus entrega quarta-feira para reciclagem as primeiras 12 toneladas de rolhas de cortiça recolhidas no âmbito do projecto «Green Cork», iniciativa que inaugurará a primeira instalação mundial de reciclagem de resíduos de cortiça, no Norte do país, informa a Lusa.

Um total de 12 toneladas de rolhas de cortiça vão ser entregues pela associação ambientalista Quercus nas instalações da «Corticeira Amorim», em Mozelo, Santa Maria da Feira, onde a partir de quarta-feira passará a «funcionar a primeira unidade licenciada para reciclagem de cortiça, a nível mundial», disse à agência Lusa o presidente da Quercus, Hélder Spínola.

O responsável explicou que o projecto «Green Cork» começou em Junho do ano passado com a colocação de contentores para a recolha de rolhas de cortiça - «O Rolhinhas»- nos hipermercados Continente, tendo depois sido alargado para alguns hotéis, restaurantes, bares e centros comerciais.

Hélder Spínola lembrou que graças à iniciativa, as rolhas de cortiça poderão ser «utilizadas para o fabrico de outros produtos aglomerados, como isolamentos, juntas de dilatação, pavimentos, revestimentos», entre outros.

Além de ser o primeiro programa de reciclagem que «permite financiar programas de recuperação e conservação da natureza» e a «optimização dos circuitos pré-existentes dos parceiros do projecto», também possibilita que todas as verbas sejam «aplicadas na reflorestação das florestas com árvores autóctones, entre as quais o sobreiro», referiu.

«É pago um valor pelas rolhas. Nós pegamos nesse dinheiro e aproveitamo-lo para financiar parte do programa Criar Bosques, Conservar a Biodiversidade, e na gestão de habitats onde existem espécies importantes e que necessitam de actividades de conservação», precisou Hélder Spínola.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE