Previsões meteorológicas são «fiáveis» - TVI

Previsões meteorológicas são «fiáveis»

Continente

Taxa de acerto ronda os 80 por cento, refere o presidente do IM

As previsões do estado do tempo feitas pelo Instituto de Meteorologia (IM) apresentam uma taxa de acerto superior a 80 por cento para o dia seguinte, afirmou o presidente do Instituto, Adérito Serrão, citado pela Lusa.

«É um valor que nos conforta», frisou o presidente do IM a propósito do Dia Meteorológico Mundial, que é assinalado segunda-feira e tem este ano como tema «O tempo, o clima e o ar que respiramos».

Adérito Serrão considera que «atingimos níveis que são perfeitamente satisfatórios e que vão ao encontro dos interesses das populações e do sistema da protecção civil e sempre que há riscos que podem afectar a população e que tenham origem meteorológica ou climatológica, são avisados».

A taxa de acerto de previsão é encontrada confrontando a previsão com as observações que são feitas, explicou Adérito Serrão, adiantando que o «método de cálculo é extremamente rigoroso e com vários parâmetros de análise».

«O rigor vai ao nível de saber se a temperatura que prevemos de 20 graus, por exemplo, é ou não é atingida, com uma diferença de um grau ou grau e meio de tolerância», especificou.

Até três dias, referiu, as previsões têm já um nível de acerto, em termos mundiais, muito significativo, «ou seja são perfeitamente fiáveis para os cidadãos», exceptuando casos de grande instabilidade meteorológica.

O Dia Meteorológico Mundial assinala-se a 23 de Março, dia em foi constituída em 1950 a Organização Meteorológica Mundial.

Para assinalar este dia, o IM vai realizar uma «semana aberta», com início na terça-feira, que consiste na abertura das «portas» do Instituto aos visitantes.

No próprio dia, segunda-feira, o IM associa-se às comemorações com a realização de um colóquio sob o tema escolhido para este ano: «O tempo, o clima e o ar que respiramos».
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE