Se não fizer travagens bruscas pode poupar milhões - TVI

Se não fizer travagens bruscas pode poupar milhões

Condutora

Estudo «Eco Condução Portugal» revela que melhorar a condução pode levar a grandes poupanças em combustíveis

Relacionados
Uma condução que evite travagens e arranques bruscos permitiria poupar 800 milhões de euros em combustíveis e 1,7 mil milhões de toneladas de CO2 por ano, concluiu o estudo do projeto «Eco Condução Portugal», apresentado esta segunda-feira pela ACAP.

Para além da poupança de 800 milhões de euros, Portugal poderia reduzir até 20 por cento do consumo de combustível caso os automobilistas adoptassem práticas de condução mais eficientes e adequadas à tecnologia actual dos carros, concluiu o estudo.

O estudo do projecto «Eco Condução Portugal» concluiu igualmente que esta redução implicaria uma poupança anual superior a 800 milhões de euros em combustível e mais de 1.700 toneladas de dióxido de carbono.

O secretário-geral da ACAP, Hélder Pedro, disse que «como podemos constatar, estes dois indicadores são, por si só, extremamente importantes, para aquilo que é o objectivo do estudo, que é a necessidade de se generalizar a eco-condução, aliás, como está a ser feito em vários países da Europa».

O responsável disse que 1.700 toneladas de CO2 valem 120 milhões de euros. O secretário-geral da ACAP sintetizou ainda o que é a eco-condução, dizendo que «é a ideia de, no nosso dia-a-dia, ter a noção de seguir orientações como sejam evitar travagens e arranques bruscos», ou seja, certas regras de condução que permitem estes ganhos no consumo de combustível.

«O estudo é um alerta generalizado, por isso mesmo reunimos aqui responsáveis das forças policiais e do Instituto de Mobilidade e Transportes Terrestres, para que este ideia se estenda ao resto da sociedade».

Este estudo está a ser apresentado hoje pela ACAP e teve coordenação científica do Instituto Superior Técnico.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos

EM DESTAQUE