Já fez LIKE no TVI Notícias?

Milhares de "peixes-pénis" dão à costa em praia da Califórnia

As criaturas foram encontradas no areal após uma tempestade

Milhares de urechis caupo, popularmente conhecidos como "peixes-pénis", foram encontrados no areal da praia de Drakes Beach, na Califórnia, depois de uma tempestade.

Esta não é a primeira vez que o fenómeno acontece. Segundo especialistas, estes animais vivem em tocas cavadas em formato de "U", a vários metros de profundidade e em solos lamacentos e arenosos no fundo do mar, mas são arrastados para a praia quando ocorrem fortes tempestades.

PUB

O “peixe-pénis” é também conhecido como "verme hospedeiro", uma vez que as suas tocas são temporárias e, quando abandonam, estes buracos são utilizados por outras criaturas subaquáticas. 

PUB

A cauda serve tanto para locomoção, como alimentação e fixação nas tocas. No entanto, quando fora destas, os peixes-pénis tornam-se presas fáceis para lontras, tubarões e até seres humanos, uma vez que podem ser consumidos.

Um urechis caupo pode viver até aos 25 anos e alimenta-se de bactérias, plâncton e outras partículas que são capturadas através de uma "rede" viscosa produzida pelo próprio.

Este tipo de verme marinho invertebrado existe apenas nos Estados Unidos e em alguns países da Ásia, como a Coreia do Sul, Japão, e China. As evidências fósseis mostram que a sua existência data os 300 milhões de anos.

Apesar do apesar do aspeto estranho, a espécie é mesmo uma iguaria em alguns países asiáticos, onde é comido mesmo no estado cru.

 Ainda assim há métodos de preparação mais sofisticados como um arroz de peixe pénis com ovo frito. Prato confecionado, sobretudo, na Coreia do Sul.

PUB

Últimas