Já fez LIKE no TVI Notícias?

Apartamento fechado há 70 anos guardava quadro que vale milhões

Relacionados

Obra de desconhecida de Giovanni Boldini foi encontrada debaixo de uma espessa camada de pó

Ao abrir um apartamento no centro de Paris, fechado e intocado há 70 anos, um leiloeiro francês já imaginava que encontraria alguns «tesouros», só não sabia que o sentido seria tão literal. Por baixo de uma espessa camada de pó, Olivier Choppin-Janvry encontrou um quadro desconhecido de Giovanni Boldini, um artista italiano do século XIX.

Segundo a agência «France Press», a pintura, que mostra uma mulher em vestido de noite, valerá agora mais de dois milhões de euros.

PUB

«Parecia que estava a entrar no castelo da Bela Adormecida», contou Olivier Choppin-Janvry à «AFP», recordando que o tempo parecia ter parado naquele apartamento parisiense. A dona do apartamento fechou a porta à chave e partiu para o sul de França antes da Segunda Guerra Mundial. Nunca mais regressou. Recentemente morreu, como 91 anos, altura em que a existência do apartamento foi descoberta no inventário.

Descoberto, mas só depois de o imóvel ter sido aberto, foi que era neta da musa de Boldini, Marthe de Florian. A actriz francesa guardou as cartas dos pretendentes, entre elas, uma missiva assinada pelo pintor. Também essa correspondência foi guardada pela neta e encontrada no apartamento parisiense.

Investigadores encontraram também uma referência ao quadro num livro da viúva do artista, em que esta escreve que ele pintou o quadro em 1898, quando a musa tinha 24 anos.

O quadro foi depois a leilão, com um valor inicial 300 mil euros, mas ao ser disputada por dez compradores atingiu o preço recorde para este artista: 2,1 milhões de euros.

PUB

Relacionados

Últimas