Já fez LIKE no TVI Notícias?

Covid-19: Tudo o que precisa de saber a partir desta quarta-feira

Portugal regressou, esta quarta-feira, à situação de calamidade, com a imposição de medidas mais restritas ao país. A CNN Portugal deu resposta a algumas dúvidas da população sobre os novos procedimentos.

A pandemia da covid-19 continua a propagar-se por vários países da Europa, sem dar tréguas. Em Portugal, a chegada do inverno e da época natalícia é, mais uma vez, um foco de preocupação. 

Após o Conselho de Ministros, na passada quinta-feira, o Governo anunciou o regresso à situação de calamidade em todo o território nacional continental, entre os dias 1 de dezembro e 20 de março de 2022. 

PUB

Para fazer frente à nova onda de contágio nos próximos meses, foi definido um conjunto de medidas. Para além das recomendações gerais, como a testagem regular e o teletrabalho quando possível, quais são as normas a cumprir a partir desta quarta-feira? 

  • Estou vacinado. Preciso de um teste para ir a uma discoteca?

A entrada em bares e discotecas requer obrigatoriamente a apresentação de um teste negativo PCR ou de um teste rápido antigénio, inclusive de pessoas vacinadas. Os autotestes não são aceites.

  • Quero ir jantar fora. Em que dias preciso de apresentar o certificado digital?

É obrigatória a apresentação do certificado digital de vacinação em restaurantes, em qualquer dia da semana.

  • Tenho um bilhete para o teatro. Posso ir?

Sim, se apresentar o certificado digital de vacinação, obrigatório em eventos com lugares marcados.

PUB

  • Não tenho viatura própria. Como devo proceder em transportes públicos, táxis e TVDE?

Não há limite de ocupação nos transportes públicos, táxis e TVDE, mas o uso de máscara continua a ser obrigatório.

  • Que regras devo cumprir para frequentar o ginásio?

 A apresentação do certificado digital de vacinação é obrigatória em ginásios. 

  • Quero ir de férias. Posso reservar alojamento?

Sim, mas a apresentação do certificado digital de vacinação é obrigatória em estabelecimentos turísticos e alojamento local.

  • Quero ir ver um jogo de futebol. Tenho de fazer um teste?

A apresentação de um teste negativo PCR ou de um teste rápido antigénio é obrigatória em grandes eventos sem lugares marcados (ou em recintos improvisados) e recintos desportivos, mesmo para cidadãos vacinados.

  • Tenho um familiar internado. Posso agendar visitas?

PUB

Para efetuar visitas em hospitais e lares, é obrigatória a apresentação de um teste negativo PCR ou de um teste rápido antigénio, mesmo para pessoas vacinadas. Os autotestes são aceites se forem efetuados na presença de um profissional de saúde.

  • Vou viajar para Portugal. Como devo proceder?

O teste negativo é obrigatório para todos os voos internacionais que cheguem a Portugal, mesmo para quem tenha o certificado de vacinação, seja qual for o ponto de origem e a nacionalidade do passageiro. A regra não se aplica a crianças com menos de 12 anos.

É solicitado um teste PCR efetuado até 72 horas antes do embarque, ou um teste rápido antigénio, com comprovativo laboratorial, efetuado até 48 horas.

Os passageiros provenientes dos Açores e da Madeira com destino ao continente português estão dispensados de apresentar teste negativo à covid-19, se apresentarem um Certificado Digital Covid da UE válido ou uma declaração de imunidade.

PUB

  • Já tive covid-19. Posso frequentar os locais?

Os cidadãos com Certificado Digital Covid da UE, na modalidade de recuperação, podem apresentá-lo em vez de um teste negativo, desde que o prazo do documento não seja superior a seis meses.

A mesma regra aplica-se em viagens para Portugal. 

PUB

Últimas