Já fez LIKE no TVI Notícias?

Falha na rede elétrica que atingiu Portugal já foi resolvida

Às 17:00 havia vários concelhos de norte a sul do país sem acesso a eletricidade

Ao longo deste sábado, têm vindo a ser registados "apagões" de norte a sul do país. O fenómeno está a ser motivado por uma falha na rede elétrica europeia.

De acordo com a mesma fonte, o fenómeno terá provocado interrupções no fornecimento de energia elétrica um pouco por toda a Península Ibérica. 

PUB

O problema acabou por ser normalizado por volta das 18:30. O anúncio foi feito através de um comunicado da E-REDES, sublinhando estar em regime de funcionamento normal.

Na sequência do problema registado esta tarde, com origem na rede elétrica europeia, a E-REDES informa que o serviço de fornecimento de energia já foi reposto, encontrando-se a rede em regime de funcionamento normal”, lê-se na informação atualizada enviada à agência Lusa.

Um problema no fornecimento de eletricidade na Europa atingiu durante a tarde vários países, entre os quais Portugal, onde vários concelhos, de Norte a Sul, sofreram um “apagão”.

Os cortes afetaram igualmente o serviço 112, que ficou sem funcionar este sábado à tarde, em alguns distritos do país, estando já a operar plenamente, disse a PSP à Lusa.

O porta-voz da PSP, Nuno Carocha, disse que “o sistema de redundância [do 112] não funcionou em pleno”, por motivo desconhecido, que está a ser averiguado.

PUB

Alguns distritos ficaram sem resposta pelo sistema 112 durante uma janela temporal que estamos a analisar”, afirmou, sublinhando que, neste momento, todo o número de emergência 112 está a “funcionar normalmente”.

O número de emergência é gerido pela PSP e as chamadas são atendidas pelos centros que efetuam a triagem e encaminhamento para as forças de segurança, INEM e bombeiros.

Fonte do Ministério das Infraestruturas e da Habitação disse à Lusa que “apenas no Algarve se registaram alguns constrangimentos, numa subestação entre Lagos e Tunes”. “De resto, a nível nacional não houve mais impactos”, acrescentou.

Contactos efetuados pela Lusa identificaram, no entanto, cortes de energia, de "cerca de meia hora" em localidades da Região Oeste, da Região Centro e na região de Lisboa, que tiveram início "pouco antes das 16:00".

Segundo o Jornal de Notícias, foram atingidos pelo "apagão" localidades como as de Vila Praia de Âncora, Fafe, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Braga, Trofa, Santo Tirso, Paços de Ferreira, Felgueiras, Lousada e Penafiel, a Norte, Loures, Sintra, Parede, Setúbal, Sesimbra e Lagoa, a Sul.

PUB

Os cortes de energia, que afetaram centenas de milhar de pessoas em diversas regiões de França, Espanha e Portugal, terão tido origem em avarias em linhas de alta tensão de Espanha e França.

Uma avaria na linha de “muito alta tensão de 400.000 volts” da Rede Elétrica Espanhola provocou um apagão que afetou centenas de milhar de pessoas em toda a Espanha, de acordo com as empresas Iberdrola e Endesa.

Também em França, a Costa Basca foi afetada por cortes de energia ao longo da tarde, de acordo com relatos de ‘media’ locais, que noticiam apagões desde Hendaye até Bayonne e afetam outras centenas de milhares de pessoas.

Na Borgonha, cerca de 25.000 casas ficaram sem energia, depois de fortes tempestades que afetaram a região, segundo os ‘media’ locais.

Os 'apagões', que também afetaram vários concelhos em Portugal, ocorreram desde o início da tarde abrangendo seletivamente regiões da Península Ibérica e também de França.

Em Espanha, entre as comunidades autónomas mais afetadas estão Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia.

PUB

A E-REDES informou inicalmente que, “na sequência de um problema registado hoje na rede elétrica europeia, a rede nacional foi afetada, tendo sido necessário proceder, por indicação da REN, a uma interrupção de serviço nalgumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede”.

Diversas regiões de Espanha e França afetadas por apagão esta tarde

Avarias nas linhas de alta tensão em Espanha e França estão a provocar cortes de energia que afetam centenas de milhar de pessoas em diversas regiões destes dois países.

Uma avaria na linha de “muito alta tensão de 400.000 volts” da Rede Elétrica Espanhola provocou esta tarde um apagão que afetou centenas de milhar de pessoas em toda a Espanha, de acordo com as empresas Iberdrola e Endesa.

Também em França, a Costa Basca está a ser afetada por cortes de energia ao longo da tarde, de acordo com relatos de ‘media’ locais, que noticiam apagões desde Hendaye até Bayonne e afetam outras centenas de milhares de pessoas.

PUB

Na região de Borgonha, cerca de 25.000 casas estão sem energia, depois de fortes tempestades que afetaram a região, segundo os ‘media’ locais.

Os apagões, que também estão a afetar vários concelhos em Portugal, ocorrem desde o início da tarde e estão a afetar seletivamente diversas regiões da Península Ibérica e também de França.

Em Espanha, as comunidades autónomas mais afetadas são Madrid, Catalunha, Andaluzia, Aragão, Navarra, País Basco, Castela e Leão, Extremadura e Múrcia.

PUB

Últimas