Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fabricante de calçado que deixou 150 trabalhadores no desemprego apresenta nova marca em Milão

Empresa de calçado Alberto Sousa, Lda, fechou portas no início de 2020. Agora apresentou a E S C na MICAM

A empresa de calçado Alberto Sousa, Lda, fechou portas esta terça-feira, menos de um mês após a administração ter anunciado o encerramento da rede de lojas, e deixou 150 trabalhadores no desemprego.

Responsável pela marca Eureka, o fabricante de calçado fechou as 13 sapatarias e a unidade fabril, tendo informado os trabalhadores de que teriam de esperar pelo administrador da insolvência para receber o formulário que lhes dará acesso ao subsídio de desemprego.

PUB

Segundo o Jornal de Notícias, durante a feira de calçado de Milão (MICAM), a empresa que deixou 150 trabalhadores no desemprego, apresentou uma nova marca em Milão, com nova designação social, mas com a mesma morada.

De acordo com o mesmo jornal, a administração da empresa está incontactável.

Num rápido acesso ao site da MICAM é possível verificar que na feira de Milão foi apresentada a marca de calçado E S C, propriedade da Asial-Indústria de Calçado, Lda, que faz parte do Grupo Eureka. Também o site da nova marca é o mesmo da antiga que apresenta uma mensagem de encerramento da Eureka, depois de dez anos de mercado.

Informação sobre a marca disponível no site da Feira de Milão

PUB

Encerramento apanhou trabalhadores e sindicatos de surpresa

Segundo Aida Sá, dirigente do Sindicato do Calçado, Malas e Afins Componentes, Formas e Curtumes do Minho e Trás-os-Montes, na passada sexta-feira, ao final do dia, os trabalhadores da Eureka foram chamados a uma reunião com a administração, tendo-lhes sido entregue uma carta dispensando-os de se apresentarem ao serviço a partir desta terça-feira.

Justificando a decisão com “motivos de ordem económica”, a empresa não entregou aos trabalhadores o modelo 5044, necessário para que possam ter acesso ao subsídio de desemprego, acrescentou.

“A empresa procedeu ao despedimento dos trabalhadores sem lhes permitir o acesso ao desemprego”, acusa o sindicato, garantindo que “está a acompanhar a situação junto da ACT [Autoridade para as Condições do Trabalho] local por forma a resolver este problema”.

Segundo a dirigente sindical, o encerramento da fábrica de Vizela deixa no desemprego “150 a 180” trabalhadores, mas, contabilizando os trabalhadores da rede de lojas, a perda total de empregos rondará os “cerca de 300”.

À Lusa, a Aida Sá manifestou ainda “indignação” com o facto de o grupo estar, precisamente nesta altura, a apresentar na feira internacional de calçado Micam, em Milão, Itália, uma nova marca de calçado, denominada E S C, que surge no catálogo da mostra como sendo propriedade da Asial – Indústria de Calçado, Lda, mas com a mesma morada da Alberto Sousa.

Segundo a dirigente sindical, o anúncio do encerramento da fábrica de Vizela apanhou trabalhadores e sindicatos de surpresa, já que, apesar de a Eureka Shoes se encontrar em PER, com dívidas de 22 milhões de euros a mais de 600 credores, o plano de recuperação tinha sido aprovado no final de 2019 e estava em curso.

PUB

Últimas