Já fez LIKE no TVI Notícias?

Pais já podem entrar nas creches para deixar ou ir buscar os filhos

De acordo com as novas recomendações, os pais já podem deixar ou ir buscar os filhos às creches ou amas, algo que ficou interdito durante a pandemia

A Direção-Geral de Saúde (DGS) publicou, nesta quarta-feira, uma atualização das orientações para o acesso e funcionamento das creches, creches familiares e amas, na qual anuncia o regresso dos encarregados de educação ou pessoa por ele designado às instalações, desde que cumpram as regras de distanciamento físico e da utilização de máscara.

"No acesso às instalações do encarregado de educação ou pessoa por ele designado na entrega/receção da criança ou de outras pessoas devidamente habilitadas (ex. fornecedores de bens e serviços), deverá respeitar-se o distanciamento físico, evitar-se aglomerados e está recomendada a utilização de máscara facial", pode ler-se no comunicado.

PUB

No mesmo documento, a DGS recomenda ainda a definição de "um número de crianças por sala" que "maximize o distanciamento entre as mesmas (...) quando estão em mesas, berços e/ou espreguiçadeiras".

"No caso das creches em que as crianças não tenham a locomoção adquirida e necessitem de estar em berços, espreguiçadeiras, ou outro equipamento de conforto para o efeito, deverá garantir-se a existência de um equipamento por criança, e esta deverá utilizar sempre o mesmo", pode ler-se ainda.

Caso não seja possível garantir um equipamento por criança, a DGS recomenda que "seja realizada a adequada limpeza e desinfeção das superfícies entre cada utilização, com produtos adequados".

Além disso, "as crianças e funcionários devem ser organizados em salas fixas", e "a cada funcionário deve corresponder apenas um grupo" de crianças.

Deve ser assegurada ainda "uma boa ventilação dos espaços, preferencialmente com ventilação natural, através da abertura de portas ou janelas", acrescenta-se no documento, que prevê também a "utilização de ventilação mecânica de ar (sistema AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado)", desde que seja "garantida a limpeza e manutenção adequada" dos equipamentos".

Devem ser organizados também "horários e circuitos de forma a minimizar o cruzamento entre pessoas" para evitar o contágio do SARS-CoV-2.

PUB

Últimas