Já fez LIKE no TVI Notícias?

Saiba como renovar o cartão de cidadão sem sair de casa

O novo cartão será enviado pelo correio e terá uma validade de dez anos

Quem tem 25 anos ou mais e não quiser alterar qualquer dado pessoal vai poder fazer, a partir desta quarta-feira, a renovação automática do seu Cartão de Cidadão sem ter de sair de casa. Caso não precise de alterar o nome, assinatura, fotografia, morada ou contactos, basta fazer o pagamento da referência multibanco que lhe será enviada para casa e receberá por correio o novo cartão na sua morada.

A partir de 5 de maio de 2021, quem tem 25 anos ou mais vai poder fazer a renovação automática do seu Cartão de Cidadão sem sair de casa”, pode ler-se no site do Ministério da Justiça.

PUB

Todos os cidadãos com mais de 25 anos vão receber em casa uma carta PIN com uma referência multibanco, que, após ser paga, valida automaticamente a renovação do cartão. Passados alguns dias, o novo cartão será enviado pelo correio e terá uma validade de dez anos.

No entanto, se o seu cartão está perdido, foi destruído ou foi roubado, o novo cartão será uma 2.ª via do cartão anterior, mantendo-se o mesmo prazo de validade.

A partir dos 25 anos o Cartão de Cidadão tem validade de 10 anos. No entanto, se pedir a renovação do Cartão de Cidadão porque o perdeu, foi destruído ou foi roubado ou furtado, o novo cartão é uma 2ª via e vai ter a mesma data de validade do anterior”, informa o Ministério.

Por questões de segurança, o documento será entregue exclusivamente ao próprio titular, sendo solicitada a apresentação de um documento oficial com fotografia, como o cartão de cidadão caducado, o passaporte ou a carta de condução. Caso não se encontre em casa no dia da entrega, deverá levantar o Cartão de Cidadão numa loja CTT, indicada num aviso deixado na caixa do correio.

As formas de renovar o Cartão de Cidadão têm vindo a ser ajustadas às necessidades dos cidadãos, através de alternativas ao atendimento presencial, sempre com o objetivo de tornar o processo mais acessível, cómodo e seguro, o que tem particular relevância no atual contexto pandémico", afirma o Ministério Modernização do Estado e da Administração Pública através de um comunicado enviado para as redações.

Esta iniciativa resulta do trabalho conjunto das áreas governativas da Justiça e da Modernização do Estado e da Administração Pública.

PUB

Últimas