Já fez LIKE no TVI Notícias?

Covid-19: operação sanitária no Bairro da Jamaica encerra oito cafés e bares

Intervenção policial teve o apoio da associação de moradores devido ao receio de propagação da doença, por causa dos ajuntamentos naqueles estabelecimentos

As autoridades de saúde encerraram oito estabelecimentos comerciais, entre cafés e bares, em Vale de Chícharos, conhecido como Bairro da Jamaica, no Seixal, devido a um surto de Covid-19, numa ação que contou com um forte dispositivo policial.

No fim da operação, que teve o apoio da associação de moradores, a comissária Maria do Céu Viola, do Comando de Setúbal da PSP, explicou aos jornalistas que, entre cafés e bares, “oito locais identificados pelas autoridades de saúde foram selados, fechados a cadeado e os proprietários notificados do encerramento”.

PUB

O delegado regional de saúde de Lisboa e Vale do Tejo disse que estes oito locais de “ajuntamento de pessoas” ficam encerrados durante “os próximos 14 dias”, após os quais será feita uma reavaliação pelas autoridades de saúde.

Mário Durval avisou que, caso algum dos espaços abra nas próximas duas semanas, o proprietário incorre num crime de desobediência.

A comissária da PSP disse ainda aos jornalistas que a operação policial decorreu “sem incidentes”, enaltecendo a colaboração e a compreensão dos moradores deste bairro clandestino. Participaram na operção cerca de 60 efetivos da PSP.

“Isto é uma questão de saúde pública, as pessoas acataram e colaboraram com a autoridade de saúde e com a câmara”, afirmou a comissária, sublinhando que a PSP teve como missão a notificação dos proprietários e a segurança da operação.

Na quinta-feira, o delegado regional de saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Mário Durval, revelou que as autoridades de saúde estavam a preparar o encerramento dos cafés no Bairro da Jamaica, para conter o surto de Covid-19 detetado entre os moradores.

PUB

Na quarta-feira, a associação de moradores defendeu que o bairro deveria ser isolado e limitado aos moradores, responsabilizando as “pessoas que vêm de outros concelhos” pelo foco de infeção.

Deviam mesmo isolar o bairro e só saía ou entrava quem aqui mora. Os cafés ao fim de semana não deixam dormir as pessoas que trabalham, com música e ajuntamento de pessoas que não usam máscara”, relatou o presidente da Associação de Desenvolvimento Social de Vale de Chícharos, Salimo Mendes, que se mostrou preocupado com a aglomeração de pessoas nos cafés.

Na terça-feira, a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, informou que foram identificados três focos comunitários na área abrangida pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal, com um total de 32 pessoas infetadas, 16 dos quais no Jamaica.

Atualmente ainda residem 74 famílias em condições precárias nos edifícios inacabados de Vale de Chícharos (lotes 13, 14 e 15), as quais aguardam pela segunda fase de realojamentos, que deveria ter acontecido até dezembro do ano passado.

A região de Lisboa e Vale do Tejo é, presentemente, a mais afetada pela Covid-19, com vários surtos, um deles em Vale de Chícharos, mais conhecido como Bairro da Jamaica.

PUB

Últimas