Já fez LIKE no TVI Notícias?

Histórico: foguetão da SpaceX já foi lançado, o primeiro de uma empresa privada

Presidente dos Estados Unidos acompanhou lançamento da cápsula Dragon e do foguetão Falcon 9 no Centro Espacial Kennedy, na Florida

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado neste sábado, do Cabo Canaveral, na Florida, e na presença do presidente do Estados Unidos.

Foi também o primeiro voo espacial tripulado da NASA, a agência espacial norte-americana, a partir dos EUA, desde 2011.

PUB

Os astronautas norte-americanos Bob Behnken e Doug Hurley voaram do Kennedy Space Center, na Florida, a bordo da cápsula espacial Dragon, transportada por um foguetão Falcon 9 da SpaceX, a primeira empresa privada certificada pela NASA para missões tripuladas.

Com um rugido ouvido a milhas da costa da Florida, o foguetão Falcon 9, da companhia fundada por Elon Musk descolou às 15:22 (20:22 em Lisboa), e os primeiros minutos do voo decorreram sem problemas, de acordo com a transmissão em direto da missão pela NASA.

A primeira parte do foguetão desprendeu-se como planeado após dois minutos de voo, a quase 4.000 quilómetros por hora, enquanto a segunda continuou a impulsionar a cápsula Dragon em direção à Estação Espacial Internacional, num voo com duração estimada em 19 horas.

Segundo a SpaceX, a cápsula Dragon está na órbita certa para chegar à estação espacial.

O lançamento "foi incrível", disse Donald Trump, que assistiu à operação no Kennedy Space Center.

PUB

Este voo já tinha sofrido um atraso de três dias, por causa do mau tempo, mas previsões apontavam para que existiam condições aceitáveis, de 50%-50%, para o lançamento da cápsula Dragon, bem como do foguetão Falcon 9, o que se verificou.

A NASA tentou desencorajar espetadores de assistirem ao lançamento, por causa da pandemia de Covid-19, e limitou severamente o número de funcionários, visitantes e jornalistas dentro do Kennedy Space Center. No entanto os 4.000 bilhetes para o lançamento foram todos comprados em poucas horas.

A NASA contratou a SpaceX e a Boeing, em 2014, ao abrigo de contratos que totalizam sete mil milhões de dólares. Ambas as empresas lançaram as suas cápsulas de tripulação no ano passado com manequins de teste. A Dragon cumpriu todos os seus objetivos, enquanto a cápsula Starliner, da Boeing, acabou na órbita errada e quase foi destruída devido a múltiplos erros de software.

Como resultado, o primeiro voo do Starliner com astronautas não é esperado até ao próximo ano.

Desde que retirou o vaivém espacial em 2011, a NASA tem confiado nas naves espaciais russas, lançadas do Cazaquistão, para levar os astronautas americanos de e para a estação espacial.

PUB

Últimas