Tráfego de passageiros nos aeroportos portugueses aumenta 7,6% - TVI

Tráfego de passageiros nos aeroportos portugueses aumenta 7,6%

Aeroporto - Aviões

Os aeroportos portugueses registaram, entre Janeiro e Novembro de 2004, um total de 18,25 milhões de passageiros, mais 7,6% do que no mesmo período do ano anterior, revelam as estatísticas aeroportuárias da ANA.

Relacionados
Só no mês de Novembro verificou-se um tráfego de 1,12 milhões de passageiros, o que representa um acréscimo de 0,8% face ao período homólogo, no total dos sete aeroportos geridos pela ANA.

O aeroporto de Lisboa continua a ser o que conta com maior tráfego, com perto de 10 milhões de passageiros transaccionados até Novembro, sendo igualmente o que maior crescimento apresenta até à data, mais 11,6% do que no mesmo mês de 2003.

Recorde-se que o director deste aeroporto, Francisco Severino, estima que no final deste ano tenham passado no Aeroporto de Lisboa cerca de 10,8 milhões de passageiros, o que traduz um crescimento na ordem dos 12% relativamente a 2003, o que transforma a Portela no 6º aeroporto, a nível europeu, com maior crescimento.

O aeroporto de Faro continua igualmente a ser o segundo com maior tráfego, apesar de quer no último mês quer no acumulado do ano apresente uma quebra, com o total de passageiros a recuar para os 4,51 milhões, menos 1,2% do que no mesmo período do ano passado.

Já o aeroporto Sá Carneiro, no Porto, apesar de se manter em terceiro, regista um aumento total de mais de 10% para os 2,73 milhões de passageiros transaccionados até Novembro.

Relativamente à ANAM, que gere o aeroporto da Madeira e Porto Santo, o número de passageiros avançou 0,4% até Novembro para um total de 2,272 milhões de passageiros, sendo que o aeroporto da Madeira aumentou 0,9% e o do Porto Santo mantém uma tendência negativa de 6,6%.

Refira-se ainda que para além do número de passageiros, também o tráfego de movimentos comerciais aumentou, sendo que no período análise foram registados 201 mil movimentos, mais 7% do que em 2003. Quanto ao tráfego da carga comercial também subiu 2,2% para os 114 mil movimentos, enquanto o tráfego de correio caiu 3,8% face ao mesmo período do ano anterior para os 12.893 movimentos.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE