«Os detentores de cartões pré-pagos representam 80% do total de assinantes, mas foram os planos de assinatura que mais contribuíram para o crescimento deste serviço neste trimestre e nos últimos 12 meses», diz em comunicado.

No final de Dezembro, a taxa de penetração do serviço ascendeu a 115,7%, para o que contribui «o facto de existirem utilizadores que dispõem de mais do que um cartão de acesso ao serviço; existência de cartões activos para utilização exclusiva de serviços de dados e acesso à Internet; o facto de existirem cartões activos afectos a máquinas, equipamentos e viaturas (terminais de pagamento automático com recurso à rede móvel, equipamentos de alarme, segurança, telemetria e telemática, etc¿); além de existirem cartões afectos a empresas», referem.

Além do crescimento do número de assinantes, registou-se também no 4º trimestre de 2006 um crescimento de todos os indicadores de tráfego, à excepção do tráfego de/para redes internacionais que diminuiu face ao trimestre anterior, «mas que registou aumentos face ao período homólogo do ano anterior.

Refira-se que a variação trimestral negativa é resultante de factores sazonais relacionados com o período de férias do Verão, que dão origem a um pico deste tipo de tráfego no 3º trimestre de cada ano».

No período em análise, os assinantes do serviço móvel realizaram mais de 1,7 mil milhões de chamadas, mais 1,5% do que no trimestre anterior e mais 5,2% que no trimestre homólogo. No mesmo período, os assinantes do STM receberam mais de 1,7 mil milhões de chamadas, valor que representa acréscimos de 2,2% e de 4,6% em relação ao trimestre homólogo.

Número de minutos de conversação manteve-se estável

O número de minutos de conversação nas redes móveis manteve-se estável face ao trimestre anterior, totalizando mais de 3,2 mil milhões de minutos. Face ao mesmo trimestre do ano anterior, o número de minutos cresceu 7,2%.

O número de minutos terminados nas redes móveis atingiu cerca de 3,3 mil milhões de minutos, valor que representa um acréscimo de 0,7% relativamente ao trimestre anterior, com a variação homóloga a situar-se nos 7,2%.

Neste trimestre, a duração média das chamadas originadas ascendeu a 112 segundos. No caso das chamadas terminadas, a duração média foi de 109 segundos.

Entre Outubro e Dezembro, os assinantes do serviço móvel realizaram, em média, cerca de 47 chamadas mensais, das quais 32 foram realizadas para a rede do operador de origem.

No 4º trimestre voltou a registar-se «um aumento muito significativo do número de mensagens escritas enviadas», que superou os 3,3 mil milhões de mensagens. Este valor traduz um aumento de 1,3% face ao trimestre anterior e de 96,9% face ao trimestre homólogo. «Este facto deveu-se à adesão por parte dos clientes do serviço às diversas campanhas promocionais desencadeadas pelos operadores móveis, designadamente aquelas em que são oferecidas mensagens grátis incluídas no pacote tarifário», concluem.

O número médio de mensagens enviadas por assinante foi, neste período, de 93.
Redação / CPS