Portugal já tem mais de 12,2 milhões de assinantes de telemóveis - TVI

Portugal já tem mais de 12,2 milhões de assinantes de telemóveis

Telemóveis

No final do 4º trimestre de 2006 existiam 12,2 milhões de assinantes do Serviço Telefónico Móvel, em Portugal, o que representa um aumento de 2,5 por cento face ao trimestre anterior e de 6,8% em termos homólogos, disse o regulador das comunicações, Anacom.

Relacionados
«Os detentores de cartões pré-pagos representam 80% do total de assinantes, mas foram os planos de assinatura que mais contribuíram para o crescimento deste serviço neste trimestre e nos últimos 12 meses», diz em comunicado.

No final de Dezembro, a taxa de penetração do serviço ascendeu a 115,7%, para o que contribui «o facto de existirem utilizadores que dispõem de mais do que um cartão de acesso ao serviço; existência de cartões activos para utilização exclusiva de serviços de dados e acesso à Internet; o facto de existirem cartões activos afectos a máquinas, equipamentos e viaturas (terminais de pagamento automático com recurso à rede móvel, equipamentos de alarme, segurança, telemetria e telemática, etc¿); além de existirem cartões afectos a empresas», referem.

Além do crescimento do número de assinantes, registou-se também no 4º trimestre de 2006 um crescimento de todos os indicadores de tráfego, à excepção do tráfego de/para redes internacionais que diminuiu face ao trimestre anterior, «mas que registou aumentos face ao período homólogo do ano anterior.

Refira-se que a variação trimestral negativa é resultante de factores sazonais relacionados com o período de férias do Verão, que dão origem a um pico deste tipo de tráfego no 3º trimestre de cada ano».

No período em análise, os assinantes do serviço móvel realizaram mais de 1,7 mil milhões de chamadas, mais 1,5% do que no trimestre anterior e mais 5,2% que no trimestre homólogo. No mesmo período, os assinantes do STM receberam mais de 1,7 mil milhões de chamadas, valor que representa acréscimos de 2,2% e de 4,6% em relação ao trimestre homólogo.

Número de minutos de conversação manteve-se estável

O número de minutos de conversação nas redes móveis manteve-se estável face ao trimestre anterior, totalizando mais de 3,2 mil milhões de minutos. Face ao mesmo trimestre do ano anterior, o número de minutos cresceu 7,2%.

O número de minutos terminados nas redes móveis atingiu cerca de 3,3 mil milhões de minutos, valor que representa um acréscimo de 0,7% relativamente ao trimestre anterior, com a variação homóloga a situar-se nos 7,2%.

Neste trimestre, a duração média das chamadas originadas ascendeu a 112 segundos. No caso das chamadas terminadas, a duração média foi de 109 segundos.

Entre Outubro e Dezembro, os assinantes do serviço móvel realizaram, em média, cerca de 47 chamadas mensais, das quais 32 foram realizadas para a rede do operador de origem.

No 4º trimestre voltou a registar-se «um aumento muito significativo do número de mensagens escritas enviadas», que superou os 3,3 mil milhões de mensagens. Este valor traduz um aumento de 1,3% face ao trimestre anterior e de 96,9% face ao trimestre homólogo. «Este facto deveu-se à adesão por parte dos clientes do serviço às diversas campanhas promocionais desencadeadas pelos operadores móveis, designadamente aquelas em que são oferecidas mensagens grátis incluídas no pacote tarifário», concluem.

O número médio de mensagens enviadas por assinante foi, neste período, de 93.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos