A ANACOM multou os três operadores de telecomunicações, por atrasos da transferência de números de telefone de um operador para outro, revela o regulador na sua página online.

Nas suas acções de fiscalização, que decorreram entre Maio e Junho de 2010, a ANACOM avaliou, aleatoriamente, centenas de números que tinham sido portados - ou seja, quando o cliente muda de fornecedor de serviço, mas mantém o número de telefone.

Conclusão? O regulador encontrou atrasos na portabilidade, falhas em pagar as indemnizações por estes atrasos (de 2,5 euros por número) e a ausência de prestação de informações ou prestação de informações incorrectas em pontos de venda.

Por isso, à TMN foi aplicada uma coima de 190 mil euros, à Vodafone 180 mil euros e à Optimus 130 mil. A Zon terá de pagar 65 mil euros e os CTT também não escaparam ¿ pelo operador Phone-ix foram multados em 35 mil euros.

A ANACOM diz, ainda, que os CTT foram os únicos a pagar voluntariamente a coima. As restantes empresas de telecoms recorreram da decisão para o Tribunal do Comércio de Lisboa.
Redação / RL