De acordo com dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), este valor representa um aumento de 0,6 por cxento em relação ao final do trimestre anterior e de 6% face ao trimestre homólogo de 2006.
«As novas ofertas de prestadores alternativos, suportadas em tecnologia GSM e as ofertas em pacote, integrando telefonia fixa, televisão por cabo e ou Internet, têm contribuído de forma significativa para este aumento», avança a Anacom.
No que respeita ao acesso indirecto através de pré-selecção, o número de clientes recuou 2,5%, atingindo 382 mil, o que confirma a inversão da tendência de crescimento deste tipo de acessos.
Em termos homólogos, a diminuição registada foi de 21%.
Já o acesso indirecto através da selecção chamada-a-chamada registou uma quebra de 30,4% face ao primeiro trimestre e de 40,3% em comparação ao mesmo trimestre do ano passado. Estas variações «são justificadas pelo crescimento das ofertas dos operadores alternativos na modalidade de acesso directo», entre outros factores.
Clientes PT descem 2,6%
A quota de clientes de acesso directo do Grupo PT registou uma quebra de 2,6 pontos percentuais em relação ao trimestre anterior e de 13,3 pontos percentuais face ao trimestre homólogo, situando-se nos 70,9% no final do 2º trimestre de 2007. Esta quebra «resulta não só das novas ofertas dos prestadores alternativos, como também dos acessos com ORLA actividade», refere a Anacom.
Nas modalidades de acesso indirecto, os restantes prestadores continuam a dispor de uma quota de mercado próxima dos 99%.
O tráfego total originado na rede fixa durante o 2.º trimestre de 2007 foi de cerca de 2.115 milhões de minutos, resultantes de 712 milhões de chamadas. Em relação ao trimestre anterior, o volume de minutos diminuiu 2,1% e o volume de chamadas registou uma variação negativa de 1,3%.
Clientes de telefone fixo sobem para 3,3 milhões
- Redação
- RPV
- 23 ago 2007, 12:06
O número de clientes de serviço telefónico fixo foi de aproximadamente 3,3 milhões no final do segundo trimestre.
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