O melhor ataque de sempre do Sp. Braga na Liga já pertence a Abel - TVI

O melhor ataque de sempre do Sp. Braga na Liga já pertence a Abel

Abel Ferreira (Lusa)

E ainda faltam sete jornadas para o final da competição: arsenalistas marcaram 19 golos nas últimas cinco jornadas e só perdem para o Benfica na segunda volta

A sete jornadas do final da Liga, o Sp. Braga já superou o registo máximo de golos alcançados em qualquer das 61 anteriores presenças no principal escalão do futebol português.

Com a goleada por 4-1 aplicada na última jornada ao Desp. Chaves, a equipa de Abel Ferreira atingiu a marca dos 62 remates certeiros no campeonato, superando a anterior melhor performance: 60 golos em 30 jogos na época 2012/13 com José Peseiro ao leme. Em 2009/10, na melhor campanha de sempre, os minhotos, então orientados por Domingos Paciência, ficaram-se pelos 48.

Os arsenalistas têm o terceiro melhor ataque da prova (à frente do Sporting), performance impulsionada pelo registo goleador nas últimas cinco jornadas, com 19 golos.

Se recuarmos até ao início da segunda volta, que já leva dez jornadas, o Sp. Braga soma 28 golos (média de 2,8 tentos por jogo), mais do que, por exemplo, FC Porto (25) e Sporting (15) e apenas aquém do Benfica, com 31 remates certeiros.

O desempenho da equipa de Abel Ferreira impressiona tanto mais que não há no plantel aquilo que costuma chamar-se de «goleador-nato»: Paulinho e Ricardo Horta são os melhores marcadores, com dez golos cada, e não figuram sequer no top-5 dos melhores marcadores da Liga.

Continue a ler esta notícia