Morreu Chuang Chuang, o famoso panda-gigante da Tailândia - TVI

Morreu Chuang Chuang, o famoso panda-gigante da Tailândia

  • Henrique Magalhães
  • 18 set 2019, 16:53
Chuang Chuang

O panda gigante que chegou à Tailândia em 2003 chegou a ter um canal de televisão a acompanhá-lo 24 horas por dia. Ainda se desconhece a causa da morte.

Chuang Chuang, um dos mais populares pandas-gigantes da Tailândia, morreu inesperadamente esta terça-feira, segundo o diretor do Jardim Zoológico de Chiang Mai.

O panda, que tinha 19 anos, colapsou após uma refeição composta por folhas de bamboo. Nenhum sinal de doença ou lesão foi detetado até ao momento no corpo de Chuang Chuang.

Os trabalhadores do Jardim Zoológico vão vestir preto e branco em homenagem ao panda que foi emprestado pela China à Tailândia em 2003, juntamente com a sua companheira Lin Hui.

Chuang Chuang foi para a Tailândia com o intuito de se fazer um estudo científico da espécie, mas a sua ida para a Tailândia também foi vista como um ato de amizade entre as duas nações.

O casal de pandas tornou-se uma sensação entre os tailandeses e foi criado um canal de televisão para os acompanhar 24 horas por dia. Fãs de Chuang Chuang têm publicado mensagens online a agradecer toda a felicidade que o panda trouxe à Tailândia.

Segundo o veterinário do Jardim Zoológico de Chiang Mai, Kannikar Nimtrakul, revelou à Sky News, os pandas-gigantes têm uma esperança de vida de entre 14 a 20 anos.

Em 2007, Chuang Chuang foi encorajado sem sucesso a procriar com a companheira Lin Hui. A panda fêmea acabou por dar à luz uma cria através de inseminação artificial, em 2009.

Dados do jardim zoológico indicam que a família de pandas-gigantes recebeu 15 milhões de visitas nos últimos 16 anos, produzindo uma receita de cerca de 295 milhões de baht (cerca de 8.7 milhões de euros).

Os pandas-gigantes são conhecidos pelo seu baixo desejo sexual, fator que coloca a espécie como uma das mais ameaçadas do mundo. Como tal, sempre que uma cria desta espécie nasce, torna-se um acontecimento mundial.

Segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza, os panda-gigante já não é uma espécie em vias de extinção.

Continue a ler esta notícia