Liga Europa EM DIRETO: Sporting e Belenenses jogam às 18 horas - TVI

Liga Europa EM DIRETO: Sporting e Belenenses jogam às 18 horas

O melhor da semana (Reuters)

Vítor Pereira e Leonardo Jardim (para não falar no Sporting) precisam vencer para reentrar no trilho do apuramento. Há já equipas com vista para a fase seguinte

Três equipas portuguesas em campo na longa noite da Liga Europa.

Siga o Sporting-Skenderbeu AO MINUTO (18 horas)

A situação do Sporting é aquela que exige maior atenção. Tem os mesmos pontos do Belenenses, é certo, mas um potencial incomparável. Não vencer o Skenderbeu, em casa, mesmo com o dérbi às portas, seria pouco compreensível. Sporting e Belenenses jogam às 18 horas.

Siga o Basileia-Belenenses AO MINUTO (18 horas)

O Sp. Braga, por seu turno, tem pela frente o rival mais duro do grupo, em teoria, e, se vencer, tem via aberta para os 16 avos de final.

Siga o Sp. Braga-Marselha AO MINUTO (20h05)

À terceira jornada da Liga Europa há já equipas de corda no pescoço. Os erros iniciais, por motivos variados, podem começar a tornar-se irreparáveis se nada for feito. Afinal de contas, dificilmente alguém fica apurado ao terceiro jogo, mas é bem possível, no mesmo espaço, comprometer um objetivo da época.

O Fenerbahce de Vítor Pereira e o Mónaco de Leonardo Jardim ainda não venceram nesta edição da Liga Europa. Inesperado, à partida. Aumentar a seca em mais um jogo pode tornar-se definitivo.

Salientamos estes dois casos por serem, de facto, equipas com ambições a fazer uma boa figura. Não se esperava tanto do PAOK de Miguel Vítor e Ricardo Costa ou do APOEL de Mário Sérgio e Nuno Morais, para citar outros casos de equipas a precisar de pontos.

Melhor está o Dnipro de Bruno Gama ou o Sparta Prata de Flávio Paixão, que tentarão dar bom seguimento ao arranque em bom estilo.

Olhemos, então, para a situação, grupo a grupo.

TODOS OS JOGOS COM AO MINUTO DOS CLUBES PORTUGUESES

Grupo A: Vítor Pereira quer arrancar à terceira
Fenerbahce-Ajax, 20h05
Molde-Celtic, 20h05

Prova de vida para Vítor Pereira. Com um ponto em dois jogos, o Fenerahce está obrigado a vencer o Ajax, que, à partida, seria o rival mais cotado da grelha, para reentrar na luta pelo apuramento e deixar o último lugar.

A derrota caseira com o Molde, a abrir, complicou a vida ao emblema mais português da Turquia. A mensagem do técnico luso para Nani, Bruno Alves e companhia só pode ser de remontada. Até porque, no outro jogo do grupo, se os noruegueses do Molde baterem o Celtic ficam em excelente posição para seguir em frente.

Classificação atual: 1) Molde, 4 pontos; 2) Celtic e Ajax, 2; 4) Fenerbahce, 1

Grupo B: está na hora do efeito Klopp?
Liverpool-Rubin Kazan, 20h05
Bordéus-Sion, 20h05

Ainda sem vencer na prova, o Liverpool precisa que o efeito Klopp se liberta esta quinta-feira na receção ao Rubin Kazan, último do grupo. A equipa de Anfield Road empatou os dois jogos sendo que o último foi bem mais surpreendente, por ser em casa, com o Sion, de Carlitos, líder do grupo.

Os suíços, de resto têm um jogo complicado em Bordéus, pelo que uma vitória poderá deixar o Liverpool, quem sabe, na frente do grupo. Alguma expectativa ainda para perceber se João Teixeira, chamado por Jurgen Klopp para o jogo de estreia, poderá merecer confiança extra no compromisso europeu.

Classificação atual: 1) Sion, 4 pontos; 2) Liverpool e Bordéus, 2; 4)Rubin Kazan, 1

Grupo C: dois portugueses em busca da primeira vitória
FK Qabala-Borussia Dortmund, 16h
PAOK-FK Krasnodar, 20h05


Dois jogos, dois empates. É este o sumo do PAOK, a equipa mais portuguesa do grupo. Nenhum deles pode ser considerado, com tudo, um péssimo resultado. O primeiro por ser fora de portas, frente ao Qabala. O segundo, apesar de ter sido em Salónica, teve o tubarão do grupo, Borussia Dortmund como adversário.

Ricardo Costa e Miguel Vítor recebem, agora, os russos do Krasndar com o objetivo de somar os primeiros três pontos e, assim, ultrapassar o rival no grupo. Quando entrarem em campo, já saberão o que o Dortmund conseguiu no Azerbaijão.

Classificação: 1) Dortmund, 4 pontos; 2) Krasnodar, 3; 3) PAOK, 2; 4)Qabala, 1

Grupo D: choque de líderes na Dinamarca
Midtjylland-Nápoles, 20h05
Legia Varsóvia-Club Brugge, 20h05

Duelo importante para as contas finais do grupo logo à terceira jornada. O Midtjylland surpreende ao chegar a esta fase com duas vitórias em dois jogos e recebe o Nápoles em busa de um resultado que permita continuar no trilho do sucesso.

Quem vencer ficará com via aberta para a próxima fase. Quem perder terá de ter em atenção o que fizerem Legia Varsóvia e Brugge no outro jogo do grupo. Não haverá portugueses em campo, mas os belgas têm dois jogadores cedidos pelo FC Porto no plantel: Sinan Bolat e Mikel Agu.

Classificação: 1) Midtjylland e Nápoles, 6 pontos; 3) Legia e Brugge, 0

Grupo E: austríacos em busca do pleno
Rapid Viena-Viktoria Plzen, 20h05
Villarreal-Dinamo Minsk, 20h05

O Rapid Viena ameaça ser a grande sensação deste grupo. Depois de bater o Villarreal e o Dínamo Minsk, a equipa da capital da Áustria pode fechar a primeira volta só com vitórias, tendo, para isso, de se livrar dos checos do Plzen.

Para estes, o jogo é importante na medida em que um desaire, se somado a uma vitória do «submarino amarelo» na receção aos bielorrussos do Dínamo, deixa a qualificação mais complicada. Mas, para todos, há 90 minutos para contrariar tendências.

Classificação: 1)Rapid Viena, 6; 2)Villarreal e Plzen, 3; 4)Dinamo Minsk, 0

Grupo F: teste real à invencibilidade bracarense
Sp. Braga-Marselha, 20h05
Slovan Liberec-Groningen, 20h05

Mesmo com o surpreendente desaire caseiro frente ao Slovan Liberec, o Marselha continua a ser o principal rival do Sp. Braga neste grupo. Por isso, é com expectativa que se aguarda o desenlace do embate entre os dois maiores candidatos à passagem à próxima eliminatória

A derrota caseira com os checos não estava nas previsões do Marselha e novo desaire em Braga, até porque o Slovan recebe o Groningen, último, pode deixar os franceses em maus lençóis. A resposta está do lado da equipa de Paulo Fonseca, que lidera só com vitórias.

Classificação: 1) Sp. Braga, 6 pontos; 2) Slovan Liberec e Marselha, 3; 4)Groningen, 0

Grupo G: vice-campeões miram passo importante
Dnipro-Saint-Etienne, 18h
Lazio-Rosenborg, 18h

Duas equipas em busca de um triunfo que abre excelentes perspetivas para o apuramento. A Lazio, de Itália, e também o Dnipro, finalista vencido da última edição e onde alinha o português Bruno Gama.

Tendo já três pontos de avanço para Rosenborg e Saint-Etienne, respetivamente rivais desta quinta-feira, a margem pode ser alargada para o dobro, até porque os dois favoritos jogam em casa, o que aumenta a probabilidade de sucesso. Se conseguirem, será difícil a noruegueses e franceses recuperar seis pontos em três jogos.

Classificação: 1) Lazio e Dnipro, 4 pontos; 3) Rosenborg e Saint-Etienne, 1

Grupo H: Sporting obrigado a ganhar
Sporting-Skenderbeu, 18h
Lokomotiv-Besiktas, 18h

Dois motivos para se exigir um triunfo ao Sporting de Jorge Jesus: mais importante, é claramente favorito em casa frente aos albaneses do Skenderbeu; também relevante, precisa vencer para alimentar a chama do apuramento.

A derrota caseira com o Lokomotiv, sobretudo, tem de ser remendada, até porque os russos recebem o Besiktas e, em caso de triunfo, ficam lançados para os 16 avos-de-final com uma aproveitamento 100 por cento eficaz, de vitórias em todos os jogos.

Classificação: 1)Lokomotiv, 6; 2) Besiktas, 4; 3) Sporting, 1; 4)Skenderbeu, 0

Grupo I: depois do mestre, Belenenses enfrenta a obra
Basileia-Belenenses, 18h
Fiorentina-Lech Poznan, 18h

O empate na Polónia abriu um sorriso na equipa de Sá Pinto, mas a goleada caseira com a Fiorentina de Paulo Sousa pode ser encarada como um banho de realidade. Para uma equipa cujo prémio maior é poder disputar esta fase de grupos, há dores de crescimento inevitável.

Agora, os do Restelo têm pela frente o Basileia. Depois do mestre Paulo Sousa, a obra que criou na Suíça. Não se adivinha tarefa fácil e somar pontos seria, por si só, um excelente resultado. A Fiorentina, essa, pode dar um passo importante rumo à fase seguinte na receção ao Lech Poznan.

Classificação: 1)Basileia, 6 pontos; 2)Fiorentina, 3; 3) Belenenses e Lech Poznan, 1

Grupo J: comunidade lusa no Mónaco quer encarrilar
Mónaco-Karabakh, 18h
Anderlecht-Tottenham, 18h

À terceira será de vez? É isso que Leonardo Jardim, o líder da autêntica comunidade lusa do Mónaco, anseia na receção aos azeris do Karabakh. Depois de duas igualdades em outros tantos jogos, os franceses sabem que chegou a hora de vencer e o adversário, teoricamente o mais frágil do grupo, aumenta a responsabilidade para a missão.

Se não o fizer só será mais preocupante se o Anderlecht bater o pé ao Tottenham que lidera isolado o grupo. É que os belgas ainda não venceram e poderão baralhar as contas de todos se o fizerem na receção aos «Spurs». Certo é o seguinte: aconteça o que acontecer, ninguém pode já cantar vitória neste grupo.

Classificação: 1)Tottenham, 4 pontos; 2)Karabakh, 3; 3)Mónaco, 2; 4)Anderlecht, 1

Grupo K: Paixão na luta em Gelsenkirchen
Schalke 04-Sparta Praga, 18h
APOEL Nicósia-Asteras Tripolis, 18h

Invicto e, mais até, cem por cento vitorioso (7 golos marcos e 0 sofridos em dois jogos), o Schalke 04 ameaça ser osso duro de roer para o Sparta Praga, do português Flávio Paixão. Os checos também ainda não perderam e vêm de uma vitória caseira sobre o APOEL. Resta saber que armas terão em Gelsenkirchen.

Já o APOEL, de Mário Sérgio e Nuno Morais, recebe os gregos do Asteras Tripolis à procura dos primeiros pontos na fase de grupos. A equipa que despediu Domingos Paciência por não chegar à fase de grupos da Champions, também não está a ter vida fácil na Liga Europa…

Classificação: 1) Schalke, 6 pontos; 2)Sparta Praga, 4; 3)Asteras Tripolis, 1; 4)APOEL, 0

GRUPO L: Drulovic para não estragar arranque perfeito
Partizan-Atletico Bilbao, 18h
AZ Alkmaar-Augsburgo, 18h

Os sérvios do Partizan, agora comandados por Drulovic, venceram os dois primeiros jogos do grupo e sabem que um terceiro triunfo escancara a porta da próxima fase. O problema é que o rival é, talvez, o mais cotado à partida. Os bascos do Bilbao perderam na Holanda e chegam a Belgrado com a missão de corrigir esse resultado.

Até porque o AZ pode deixar as contas complicadas se confirmar em campo o favoritismo frente ao Augsburgo, o estreante alemão que perdeu os jogos que fez neste grupo L
Continue a ler esta notícia