Costa toma hoje posse com Sá Fernandes garantido - TVI

Costa toma hoje posse com Sá Fernandes garantido

António Costa

O novo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, o socialista António Costa, toma posse esta quarta-feira à tarde.

Relacionados
Costa conta já com um aliado garantido: segundo a imprensa de hoje, o socialista aceitou todas as condições impostas pelo eleito do Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes, assegurando assim o primeiro acordo pós-eleitoral.

A alteração vai implicar a revisão do plano director municipal (PDM) de Lisboa, onde serão clarificados os critérios que terão de ser respeitados e o público-alvo das novas medidas.

Quanto às restantes condições impostas por Sá Fernandes, que terão sido aceites por António Costa, têm a ver com a proibição de novos empreendimentos na frente ribeirinha, o cancelamento da permuta que permitiu à Bragaparques ficar com metade dos terrenos da Feira Popular (entretanto desactivada) e a recusa em governar se o elenco camarário integrasse, com pelouro, membros da antiga maioria camarária (ou seja, do grupo de três eleitos do PSD e do grupo de três eleitos de Carmona Rodrigues).

O vereador reeleito do Bloco de Esquerda exige ainda a implementação em Lisboa do Plano Verde do arquitecto Ribeiro Telles (ficando ele próprio responsável pela sua aplicação), assim como a reestruturação do universo empresarial da autarquia, operação que seria centrada na EPUL.

Já quanto ao outro aliado pretendido por António Costa, a ex-socialista Helena Roseta, o novo presidente não conseguiu chegar a um acordo pós-eleitoral com o movimento de cidadãos que elegeu dois representantes, uma vez que a arquitecta sempre se mostrou indisponível para iniciativas do género, garantindo, no entanto, que também não será força de bloqueio.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE