Atentados em Bruxelas

Explosões no aeroporto e no metro fizeram 31 mortos e 270 feridos. O Estado Islâmico reivindicou os ataques
22 Março 2016

AO MINUTO

00:46

O que sabemos até agora

Termina por hoje este AO MINUTO do dia seguinte aos atentados em Bruxelas. Obrigado por nos ter acompanhado.

Este é o resumo a reter:

  • Autoridades belgas identificaram três dos quatro terroristas que participaram nos ataques que mataram 32 pessoas. Apenas o "homem de branco", o único que não se fez explodir, está por identificar, e continua a ser procurado pela polícia.
  • A bomba do metro de Maelbeek foi detonada por Khalid El Bakraoui. As bombas do aeroporto foram detonadas pelo seu irmão Ibrahim El Bakraoui e por Najim Laachraoui.
  • Inicialmente, a polícia belga pensava que Najim era o "homem de branco", ainda a monte, e durante o dia a imprensa até chegou a noticiar a sua detenção, mas impressões digitais confirmaram que se tratava do segundo bombista suicida. 
  • O presidente da Turquia anunciou que Ibrahim já tinha sido detido e deportado pelas autoridades turcas em junho de 2015, depois de ter sido apanhado junto à fronteira com a Síria. Como se tratava de um cidadão belga, teve direito a escolher para que país queria ser enviado, tendo o terrorista escolhido a Holanda.
  • Erdogan disse que as autoridades belgas e holandesas foram informadas que Ibrahim podia ser um jihadista do Estado Islâmico, mas a polícia belga afirmou que o suspeito já tinha sido detido e libertado anteriormente por falta de indícios que o ligassem ao terrorismo.
  • O ministro da Justiça da Bélgica disse esta ocorrente da deportação, mas rejeita as afirmações de Erdogan quanto aos avisos emitidos pela Turquia quanto a Ibrahim.
  • O ministério da Saúde belga atualizou o número de feridos dos atentados: há mais de 300, 150 dois quais ainda a receber tratamento nos hospitais da capital belga. Nos cuidados intensivos estavam 61 pessoas.

 

00:32
VÍDEO

Anonymous voltam a ameaçar o Estado Islâmico

Ativistas conhecidos por ataques informáticos garantem que vão continuar a invadir e a destruir sites onde os terroristas fazem propaganda aos seus ideais.

 

24 mar 2016, 00:21
00:27
VÍDEO

Bruxelas: reunião de emergência de ministros europeus esta quinta-feira

Depois dos ataques no coração da Europa, vários países reforçaram as medidas de segurança. Esta quinta-feira haverá uma reunião de emergência dos ministros do Interior europeus (Administração Interna, em Portugal)

24 mar 2016, 00:17
00:27
VÍDEO

Bruxelas: comunidade portuguesa chocada com atentados

Um dia depois dos ataques, Bruxelas acordou em estado de choque. Na Praça da Bolsa, local que se transformou num memorial, entre o mar de bandeiras há várias portuguesas em comunhão e solidariedade para com as vítimas. Uma reportagem dos enviados da TVI a Bruxelas, Margarida Martins e Miguel Bretiano

24 mar 2016, 00:11
00:27
VÍDEO

Ao meio-dia, Bruxelas ficou em silêncio

O Rei Filipe, o primeiro-ministro da Bélgica e Jean-Claude Juncker fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas. Depois, prestaram homenagem às vítimas nos locais da tragédia

23 mar 2016, 23:39
23:35

Jornal turco divulga passaporte de Ibrahim El Bakraoui

O jornal turco "Daily Sabat" divulgou a página de identificação do passaporte de um dos terroristas que ontem se fez explodir no aeroporto de Bruxelas: Ibrahim El Bakraoui.

A presidência da Turquia tinha avançado hoje que este cidadão belga tinha sido detido e deportado do país para a Holanda, em junho de 2015, com conhecimento das autoridades da Bélgica.

A polícia belga afirmou na altura, segundo a presidência turca, que Ibrahim já tinha sido detido na Bélgica, mas não foi estabelecida uma ligação a atividades terroristas.

23:25
VÍDEO

Bruxelas: "De um momento para o outro, vi uma chama a vir para o meu lado"

André Pinto, motorista de autocarros, estava no metro de Bruxelas quando se deu a explosão. O português ficou ferido numa perna e perdeu a audição no ouvido direito

23 mar 2016, 23:26
23:20
VÍDEO

Bruxelas: Najim Laachraoui é o terceiro bombista, segundo fontes policiais

A identidade dos outros dois bombistas de Bruxelas foi confirmada pelo procurador belga. Há ainda um quatro suspeito que estará em fuga

23 mar 2016, 22:54
23:15
VÍDEO

Bruxelas: Adele dedicou música às vítimas

Num concerto em Londres, a cantora britânica prestou homenagem às vítimas de Bruxelas, dedicando-lhes a canção "Make You Feel My Love"

23 mar 2016, 23:07
22:55

Capa do The Guardian

"Assassinos de Bruxelas com ligações aos ataques de Paris", escreve o britânico The Guardian.

22:53

Capa do "Daily Mail" de amanhã

Diário britânico escreve na sua primeira página: "Camião parado pela polícia tinha 26 migrantes. Mais provas (como se fossem necessárias) de que perdemos o controlo"

 

22:51

Capa do britânico "I"

"Livres para assassinar e mutilar", escreve o I na primeira página

22:45

"Temos de acelerar as ações na Síria"

O secretário da Defesa dos EUA, Ash Carter, disse, esta quarta-feira, que os recentes atentados em Bruxelas demonstram que a Europa deve juntar-se aos EUA na intensificação do combate ao Estado islâmico no Iraque e Síria.

"Os eventos de Bruxelas demonstram aos europeus, que tal como nós já intensificamos o combate ao Estado Islâmico, que precisam de juntar-se a nós", disse Carter numa entrevista à CNN.

22:37
VÍDEO

Bruxelas: Os tributos às vítimas pelas mãos dos criadores da banda desenhada

Multiplicam-se as imagens e os desenhos que lembram as vítimas dos atentados e criticam o Estado Islâmico

23 mar 2016, 22:16
22:34
VÍDEO

Bruxelas: "A palavra de ordem é de unidade"

Pedro Rupio, Conselheiro das Comunidades Portuguesas na Bélgica, falou com a enviada especial da TVI a Bruxelas, Margarida Martins, e afirmou que a comunidade portuguesa está revoltada com que aconteceu

23 mar 2016, 22:27
22:31

Continuam as homenagens em Bruxelas

22:14

A capa do Independent de 24 de março

Jornal britânico destaca "Uma tragédia de erros" na capa, em referência aos atentados de Bruxelas.

O Independent salienta que as autoridades belgas perderam oportunidades de apanhar os terroristas, incluindo o que estava na lista de procurados da Interpol e conseguiu entrar no país.

22:10

Turcos partilham imagem "atualizada" sobre os atentados na Europa

Além de Paris e Bélgica, utilizadores das redes sociais pedem solidariedade com o país mais afetado pelos atentados terroristas  

22:06
VÍDEO

Bruxelas: até em centros comerciais as pessoas são revistadas individualmente

O correspondente da TVI em Bruxelas, Pedro Moreira, faz o retrato de uma cidade onde, apesar das fortes medidas de segurança e de todas as restrições, se tenta regressar à normalidade

23 mar 2016, 22:02
22:05
VÍDEO

Bruxelas: os rostos da tragédia

Cidadãos de pelo menos 40 países, para além da Bélgica, foram afetados pelos atentados. Conheça as histórias que estão por detrás dos números da tragédia

23 mar 2016, 21:30
EM DIRETO AGORA