Em atualização

Atentados em Bruxelas

Explosões no aeroporto e no metro fizeram 31 mortos e 270 feridos. O Estado Islâmico reivindicou os ataques
2016-03-22
2016-03-24
00:46

O que sabemos até agora

Termina por hoje este AO MINUTO do dia seguinte aos atentados em Bruxelas. Obrigado por nos ter acompanhado.

Este é o resumo a reter:

  • Autoridades belgas identificaram três dos quatro terroristas que participaram nos ataques que mataram 32 pessoas. Apenas o "homem de branco", o único que não se fez explodir, está por identificar, e continua a ser procurado pela polícia.
  • A bomba do metro de Maelbeek foi detonada por Khalid El Bakraoui. As bombas do aeroporto foram detonadas pelo seu irmão Ibrahim El Bakraoui e por Najim Laachraoui.
  • Inicialmente, a polícia belga pensava que Najim era o "homem de branco", ainda a monte, e durante o dia a imprensa até chegou a noticiar a sua detenção, mas impressões digitais confirmaram que se tratava do segundo bombista suicida. 
  • O presidente da Turquia anunciou que Ibrahim já tinha sido detido e deportado pelas autoridades turcas em junho de 2015, depois de ter sido apanhado junto à fronteira com a Síria. Como se tratava de um cidadão belga, teve direito a escolher para que país queria ser enviado, tendo o terrorista escolhido a Holanda.
  • Erdogan disse que as autoridades belgas e holandesas foram informadas que Ibrahim podia ser um jihadista do Estado Islâmico, mas a polícia belga afirmou que o suspeito já tinha sido detido e libertado anteriormente por falta de indícios que o ligassem ao terrorismo.
  • O ministro da Justiça da Bélgica disse esta ocorrente da deportação, mas rejeita as afirmações de Erdogan quanto aos avisos emitidos pela Turquia quanto a Ibrahim.
  • O ministério da Saúde belga atualizou o número de feridos dos atentados: há mais de 300, 150 dois quais ainda a receber tratamento nos hospitais da capital belga. Nos cuidados intensivos estavam 61 pessoas.

 

2016-03-24
00:32

Anonymous voltam a ameaçar o Estado Islâmico

Ativistas conhecidos por ataques informáticos garantem que vão continuar a invadir e a destruir sites onde os terroristas fazem propaganda aos seus ideais.

 

2016-03-24
00:27

Bruxelas: reunião de emergência de ministros europeus esta quinta-feira

Depois dos ataques no coração da Europa, vários países reforçaram as medidas de segurança. Esta quinta-feira haverá uma reunião de emergência dos ministros do Interior europeus (Administração Interna, em Portugal)

2016-03-24
00:27

Bruxelas: comunidade portuguesa chocada com atentados

Um dia depois dos ataques, Bruxelas acordou em estado de choque. Na Praça da Bolsa, local que se transformou num memorial, entre o mar de bandeiras há várias portuguesas em comunhão e solidariedade para com as vítimas. Uma reportagem dos enviados da TVI a Bruxelas, Margarida Martins e Miguel Bretiano

2016-03-24
00:27

Ao meio-dia, Bruxelas ficou em silêncio

O Rei Filipe, o primeiro-ministro da Bélgica e Jean-Claude Juncker fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas. Depois, prestaram homenagem às vítimas nos locais da tragédia

2016-03-23
23:35

Jornal turco divulga passaporte de Ibrahim El Bakraoui

O jornal turco "Daily Sabat" divulgou a página de identificação do passaporte de um dos terroristas que ontem se fez explodir no aeroporto de Bruxelas: Ibrahim El Bakraoui.

A presidência da Turquia tinha avançado hoje que este cidadão belga tinha sido detido e deportado do país para a Holanda, em junho de 2015, com conhecimento das autoridades da Bélgica.

A polícia belga afirmou na altura, segundo a presidência turca, que Ibrahim já tinha sido detido na Bélgica, mas não foi estabelecida uma ligação a atividades terroristas.

2016-03-23
23:25

Bruxelas: "De um momento para o outro, vi uma chama a vir para o meu lado"

André Pinto, motorista de autocarros, estava no metro de Bruxelas quando se deu a explosão. O português ficou ferido numa perna e perdeu a audição no ouvido direito

2016-03-23
23:20

Bruxelas: Najim Laachraoui é o terceiro bombista, segundo fontes policiais

A identidade dos outros dois bombistas de Bruxelas foi confirmada pelo procurador belga. Há ainda um quatro suspeito que estará em fuga

Mais Vistos