Em atualização

Conferência banca

AO MINUTO: "O Presente e o Futuro do Sector Bancário" numa conferência que junta as principais figuras do setor. Em direto no TVIPlayer
2016-05-17
2016-05-17
18:52

Todos querem o banco mau, menos os próprios banqueiros

BPI e Santander dizem que não precisam. BCP diz que não pediu e tem um plano próprio para lidar com o malparado. Novo Banco trabalha sem estar à espera dessa vinda "divina". Sobre a CGD, todos defendem que continue pública, incluindo o primeiro-ministro
Leia mais aqui
2016-05-17
18:12

Banco mau, a grande discussão nesta conferência

O resumo feito pela jornalista Vanessa Cruz, que acompanhou o debate sobre o presente e o futuro do setor bancário

Não referimos neste direto do Facebook, mas o primeiro-ministro disse também, e a propósito do Novo Banco, que seja qual for a solução encontrada, o fundo de resolução é que tem de assumir os encargos. A garantia de António Costa neste cenário: "A venda por custo baixo pode ter encargos elevados no sistema, mas não contará com qualquer desconto por parte dos contribuintes". Quanto à Caixa Geral de Depósitos, defendeu que deve permanecer com capitais "exclusivamente públicos".

2016-05-17
18:11

Costa: "O setor bancário desempenha um papel fundamental nas nossas economias"

Intervenção do Primeiro Ministro, António Costa, na conferência TVI/APB "O Presente e o Futuro do Sector Bancário"

2016-05-17
18:10

Novo Banco: "Todas as opções estão em cima da mesa", diz Costa

O Primeiro Ministro, António Costa, reiterou a necessidade de não haver mais custos para os contribuintes e promover a estabilidade financeira

2016-05-17
18:01

"Muitos bancos estão tão envolvidos nas malhas do sistema que o seu colapso pode desencadear uma crise sistémica"

Intervenção de Danièle Nouy, presidente do Conselho de Supervisão do Mecanismo Único de Supervisão, na sessão de encerramento da conferência TVI/APB "O Presente e o Futuro do Sector Bancário"

2016-05-17
17:53

CGD deve permanecer com capitais "exclusivamente públicos", diz Costa

"Não pedimos privilégios, mas em condições de igualdade das demais instituições, o Estado tem de dispor das mesmas condições para banco de todos poder cumprir as exigências regulatórias", diz o primeiro-ministro, enviando um recado a Bruxelas, que não quer injeção de capital do Estado na Caixa. 

2016-05-17
17:50

Novo Banco: contribuintes não serão prejudicados, diz Costa

"Estado tem interesse direto neste processo. O montante pelo qual será feita a alienação não afetará o crédito do Estado sobre o fundo de resolução, mas é relevante na medida em que constitui uma ameaça à estabilidade do sistema financeiro. Vou repetir para que fique claro: independentemente do valor da alienação, as responsabilidades do fundo de resolução para com o Estado manter-se-ão". 

"A venda por custo baixo pode ter encargos elevados no sistema, mas não contará com qualquer desconto por parte dos contribuintes".

É preciso "ponderar todas as alternativas e assegurar que o processo seja o mais competitivo possível", defende.

2016-05-17
17:47

Costa e o banco mau: "Não será bom caminho ignorar o problema"

Primeiro-ministro diz que é da maior relevância ultrapassar esta questão, que afeta "alguns bancos". 

"Não existe uma solução fácil mas é necessário trabalhar para encontrar forma de superar essa questão. Soluções são hoje mais difíceis do que no passado, visto que as regras europeias mudaram. As exigências são muito maiores", mas Costa apela a que todos os atores tentem encontrar uma solução.