Morreu Mário Soares

AO MINUTO: Restos mortais do antigo Presidente da República já repousam no cemitério dos Prazeres. Cumpre-se o segundo de três dias de luto nacional.
09 Janeiro 2017

AO MINUTO

18:54

Recorde-se que Assembleia da República homenageia o Antigo Presidente da República Mário Soares, realizando uma Sessão Evocativa no dia 11 de janeiro, pelas 15h00, em que intervirão o Presidente Eduardo Ferro Rodrigues (que apresentará o Voto de Pesar), o Ministro dos Negócios Estrangeiros (em representação do Governo) e os Representantes dos Grupos Parlamentares – conforme deliberação da Conferência de Líderes Extraordinária de 7 de janeiro.

18:51
18:49
GALERIA

O dia da despedida

Corpo de Mário Soares chega ao cemitério dos Prazeres esta terça-feira. Este é o segundo dia de luto nacional
10 jan 2017, 11:21
18:32
18:32
VÍDEO

Mário Soares tinha um "otimismo extraordinário"

Alfredo Barroso, trabalho minutos anos ao lado de Mário Soares e foi mais um dos nomes que, esta terça-feira, se junto às cerimónias fúnebres

10 jan 2017, 18:27
18:24
17:51

"Grandeza de Soares" enaltecida em Bruxelas

Cerca de uma centena de pessoas participaram hoje num cerimónia evocativa de Mário Soares no Parlamento Europeu. Eurodeputados das diferentes forças partidárias a prestarem homenagem à "grandeza" de um "cidadão do mundo".

Promovida pela delegação do PS ao Parlamento Europeu, a cerimónia - realizada sensivelmente ao mesmo tempo em que se concluíam as cerimónias fúnebres em Lisboa, nas quais participou o presidente da assembleia, Martin Schulz - contou com a presença da maioria dos eurodeputados portugueses, muitos funcionários, mas também deputados de outras nacionalidades, que prestaram homenagem ao antigo Presidente da República.

Colocado sobre uma mesa numa zona nobre da assembleia, ao lado de uma foto a preto e branco de Mário Soares e de um cravo vermelho, o livro de condolências foi assinado por dezenas de pessoas, entre as quais os líderes parlamentares das duas grandes famílias políticas europeias, Manfred Weber (Partido Popular Europeu) e Gianni Pittella (Socialistas Europeus).

17:50
VÍDEO

"Como diria Mário Soares: ó senhor guarda desapareça!"

Adelino Maltez, professor universitário e investigador de ciência política, fala sobre a cerimónia de Estado para a despedida de Mário Soares e presta homenagem a uma pessoa menos conhecida que sempre acompanhou Soares.

10 jan 2017, 17:50
17:44
VÍDEO

"Soares passou a ser a parte do hino nacional 'egrégios avós'"

Adelino Maltez, professor universitário e investigador de ciência política, esteve na TVI24 a recordar Mário Soares no dia do funeral do antigo Presidente.

10 jan 2017, 17:43
17:36
17:35
VÍDEO

"Mário Soares estimulou o aparecimento do CDS em 1974"

Joaquim Vieira escreveu a biografia, não autorizada, "Mário Soares - Uma Vida", editada pela Esfera dos Livros. Esta terça-feira, esteve no cemitério dos Prazeres para uma última homenagem ao antigo Presidente da República

10 jan 2017, 17:35
17:14
VÍDEO

"Às vezes Mário Soares irritou muita gente"

Ângelo Correia esteve na TVI24, na emissão especial que acompanhou as cerimónias fúnebres de Mário Soares

10 jan 2017, 17:12
17:02
VÍDEO

"Estamos a virar uma página da história de Portugal"

Helena Roseta esteve, esta terça-feira, no Cemitério dos Prazeres, para um último adeus a Mário Soares

10 jan 2017, 17:01
16:48

10 coroas de flores entram nos Prazeres

Cerimónias pública e privada já terminaram, mas surgem ainda algumas notas de reportagem. 

16:45

Alfredo Barroso: "Soares é um dos últimos políticos que tinha um background cultural enorme"

Alfredo Barroso, sobrinho de Mário Soares, autodesigna-se como o colaborador institucional que mais tempo esteve com o antigo Presidente. "As marcas pessoas que distinguem Mário Soares são inúmeras, desde logo o otimismo extraordinário, a coragem, as convicções muito fortes, a lucidez, a prudência, a flexibilidade. E, depois, a cultura. É um dos últimos políticos que tinha um background cultural enorme. As pessoas de hoje não percebem como é importante ter um político culto, mais do que perceber de economia". 

Aproveitou para agradecer ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, por ter sido incansável na derradeira homenagem a Soares. 

16:42

Joaquim Vieira: "Mário Soares foi um farol"

Joaquim Vieira, autor da biografia Mário Soares - Uma vida, falou com a TVI à porta do cemitério dos Prazeres: "É a pessoa, mais do que qualquer outra, e mais cedo do que qualquer outra pessoa, que viu qual era o caminho necessário para Portugal".

Recorda que foi mais do que um farol ideológico, dando como exemplo que Mário Soares estimulou a criação do CDS-PP, porque achava que era necessário haver um partido mais à direita para equilibrar o tabuleiro democrático.

16:34

João Soares: "É um momento de emoção"

Palavras breves de João Soares aos jornalistas, pedindo recato. Filho de Mário Soares está a ser cumprimentado por várias pessoas ao deixar o cemitério dos Prazeres.

16:33
VÍDEO

Gritos de "Soares é fixe" frente à sede do PS

Mais um momento solene no cortejo fúnebre. A paragem junto à sede do PS, no Largo do Rato. Largas centenas de pessoas aguardavam a chegada do armão para um último adeus a Mário Soares

10 jan 2017, 16:17
16:31

Filhos e netos de Soares já saem do cemitério dos Prazeres

Rostos fechados, depois da despedida.

16:30

Helena Roseta: "Estamos a virar uma página brilhante da nossa História"

"Acaba hoje, amanhã é outro dia. Teremos de recomeçar", diz Helena Roseta, que aconselha quem conhece pouco Soares, que tente conhecer e transmita às outras gerações. "Conheci vários heróis, mas este seguramente um dos maiores". 

Loading

Não existem mais eventos...