Em atualização

EUA atacam Síria em resposta a ataque químico

AO MINUTO: Ataque norte-americano surge na sequência dos "horríveis acontecimentos" de terça-feira. Há pelo menos seis mortos e seis aviões ficaram destruídos. O mundo reage
2017-04-07
2017-04-07
13:56

Reação do Canadá

O Canadá "apoia totalmente" a ação dos Estados Unidos para "degradar a capacidade" do regime de Assad efetuar ataques químicos. 

2017-04-07
13:43

Reação da UE

A chefe da diplomacia europeia confirma que a UE foi informada do ataque e que se mantém contra uma solução militar para o conflito.

Federica Mogherini acrescentou que o uso de armas químicas configura um crime de guerra.

 

2017-04-07
13:06

Parlamento português condena ataque com armas químicas

O parlamento português condenou hoje o "ataque com armas químicas na Síria", apesar dos votos contra do PCP e de "Os Verdes" ao texto conjunto apresentado pelo PS e PSD.

Os comunistas também apresentaram um voto contra a "agressão ao povo da Síria" e "as operações de desestabilização visando sabotar as negociações de paz", mas o texto foi rejeitado por sociais-democratas, socialistas e democratas-cristãos, além das abstenções de BE e PAN.

2017-04-07
12:24

Novas imagens após o ataque

Rússia divulga imagens da base aérea após o ataque:

2017-04-07
12:23

Reação de Merkel

A chanceler alemã considera o ataque "compreensível" dada "a dimensão dos crimes de guerra" cometidos pelos regime sírio.

 

Angela Merkel justificou ainda o ataque com "o sofrimento de inocentes" e "o bloqueio" do Conselho de Segurança da ONU.

 

 

2017-04-07
12:22

A reação de Assad

A presidência síria classificou o ataque dos EUA como uma “agressão imprudente e irresponsável”.

 

O gabinete de Assad acusa os norte-americanos de se terem deixado levar por uma “campanha de falsa propaganda”.

2017-04-07
12:16

Reação de Espanha

O Governo espanhol considerou que o bombardeamento dos Estados Unidos “é uma resposta medida e proporcionada” à utilização pelas forças armadas sírias de armas químicas contra a população civil do país.

 

O Executivo de Mariano Rajoy acrescentou, através de um comunicado, citado pela agência espanhola Efe, que a operação dos Estados Unidos “é uma ação limitada no seu objetivo e meios” e sublinhou que se tratou de um ataque contra uma base militar, “não contra objetivos civis”.

 

Madrid fez ainda saber que mantém uma “sólida lealdade” em relação aos seus aliados e é defensora de uma “ação internacional concertada”, pelo que lamenta que o bloqueio do Conselho de Segurança das Nações Unidas em relação ao conflito da Síria não a tenha permitido.

2017-04-07
11:52

Ataque a Khan Sheikhoun

Aviões russos ou sírios atacaram esta sexta-feira a cidade de Khan Sheikhoun, que foi alvo do ataque químico de terça-feira.

 

A investida ocorreu após o ataque norte-americano à base aérea de onde terá saído esse ataque químico.

 

Não há notícia de vítimas hoje em Khan Sheikhoun, apenas danos materiais.