Em atualização

Incêndios

AO MINUTO: fogos de Pedrógão Grande e Góis encontram-se dominados mas não extintos
2017-06-22
2017-06-22
23:00

Incêndio destruiu serração que empregava 40 pessoas

Jornal das 8 da TVI esteve num local que foi varrido pelo fogo no sábado

2017-06-22
22:57

Ainda falta contar muitos prejuízos do incêndio

20 casas destruídas e 100 empregos perdidos em apenas metade do território de Pedrógão
 

2017-06-22
22:37

Reforma da floresta não é "varinha mágica"

O secretário-geral comunista Jerónimo de Sousa afirmou-se contra "mais estudos, inquéritos e legislação avulsa" sobre floresta e fogos, classificando como "um logro" considerar-se que a "chamada Reforma da Floresta é a varinha mágica" para resolver problemas.

 

"É uma ilusão, é mesmo um logro, afirmar que a aprovação da chamada Reforma da Floresta é a varinha mágica para tapar o essencial: a falta de investimento, as políticas de restrição orçamental, o desmantelamento das estruturas e serviços do Ministério da Agricultura, a desvalorização do preço da madeira. Só atacando a fundo as vulnerabilidades estruturais se encontrará a resposta que, como temos afirmado, a Reforma da Floresta não dá", disse.

 

Para o líder comunista, "o que tem faltado é a concretização de políticas que assegurem a defesa da floresta e que acabem com a sua subordinação da sua gestão aos interesses económicos" e "os investimentos para o seu ordenamento, preservação e defesa", pois "os problemas da floresta não são explicáveis por desleixo dos habitantes, mas sim por décadas de abandono, desertificação e despovoamento".

 

"Muito se tem falado e muito se continuará a falar sobre a tragédia a que o País assistiu nestes últimos dias com os fogos florestais. Se muito do que temos insistido ao longo de anos, sem ser ouvidos, fosse tido em conta, provavelmente a dimensão da catástrofe tivesse sido evitada. Não é de mais estudos, mais inquéritos e mais legislação avulsa de recomendaçãaos resoluções que o país precisa", defendeu.

2017-06-22
22:24

Governo prepara novas sanções para incendiários

Uma delas é a permanência em casa com pulseira eletrónica durante o Verão 

2017-06-22
22:20

O padre que perdeu 30 paroquianos no incêndio

Júlio Santos é padre em Pedrógão Grande há 12 anos e é o pároco das aldeias mais afetadas com este incêndio, como Nodeirinho e Pobrais. O fogo levou-lhe 30 paroquianos, mas o padre Júlio continua a celebrar missa todos os dias, à mesma hora, e tem consciência que os próximos tempos nao vão ser fáceis na paróquia.

2017-06-22
22:20

"Os bombeiros salvaram civis, abraçando-se uns aos outros e mantendo as pessoas no meio"

João Oliveira é médico e faz parte dos corpos sociais dos bombeiros de Castanheira de Pera, conta como, mesmo feridos, os colegas conseguiram salvar outras pessoas. Neste grupo de bombeiros heróis a que se refere, estava o bombeiro Gonçalo Conceição, que na quarta-feira, foi sepultado. 

2017-06-22
22:19

Médicos do Mundo coordenam voluntariado em Castanheira de Pera

Ana Paula Neves, vice-presidente da Câmara de Castanheira de Pera, revela que dezenas de técnicos, de várias áreas, para trabalhar nos próximos dias na região. 

2017-06-22
22:19

"Por favor, não lhe chamem estrada da morte"

Ana Paula Neves, vice-presidente da Câmara de Castanheira de Pera deixa apelo à comunicação social: "Antes, nunca a trataram por estrada do paraíso, pois não?"