Em atualização

Incêndios em Portugal

AO MINUTO: Domingo já foi considerado pela Proteção Civil como "o pior dia do ano" em termos de incêndios. Esta segunda-feira há dezenas de incêndios ainda ativos
2017-10-15
2017-10-17
00:59

Aveiro mantém Plano de Emergência ativo

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, disse esta noite à agência Lusa que os principais focos de incêndio no concelho estão controlados, mas, ainda assim, foi decidido manter ativo o Plano Municipal de Emergência.

 

Quando caiu a noite, as nossas duas situações mais persistentes, que foram Carregal e Nariz, estavam tratadas. No entanto, decidimos ficar com alguns meios no terreno, para temos capacidade de intervir", disse o autarca.

 

Ribau Esteves referiu ainda que após uma reunião com o comandante dos Bombeiros Velhos-Aveiro foi decidido manter o Plano de Emergência Municipal ativo.

 

Há sempre esta dúvida de como vai correr a noite e se chove ou não. Temos consciência que precisamos de uma grande operação de rescaldo, porque temos fumarolas por todo o lado", disse Ribau Esteves, adiantando que na terça-feira de manhã será feita uma nova avaliação.

 

O presidente da Câmara de Aveiro informou ainda que os serviços municipais já começaram a fazer um levantamento dos prejuízos resultantes dos incêndios, destacando a "perda total" do centro logístico da Moviflor, na Zona Industrial de Mamodeiro.

 

Além desta situação, Ribau Esteves afirmou que houve "pequenas perdas" em algumas empresas, nomeadamente ligadas ao setor agropecuário, com máquinas agrícolas e animais, realçando que a área ardida de espaços florestais e culturas é "brutal".

 

Numa desgraça deste tamanho, fica a nota positiva de não termos perdas de vidas humanas", afirmou, em jeito de desabafo, adiantando que uma idosa teve de ser realojada em casa de familiares, na sequência de um incêndio que destruiu parcialmente a sua habitação.

2017-10-17
00:38

Incêndios também causaram quatro mortos na Galiza

Região a norte de Portugal foi visitada pelo chefe do governo espanhol. Mariano Rajoy, que é galego, testemunhou a devastaçãoq ue as chamas causaram

2017-10-17
00:32

Novo relatório sobre Pedrógão acentua falhas graves

Documento elaborado pela Universidade de Coimbra também critica a atuação das entidades pelas mortes nos incêndios em Pedrogão Grande

2017-10-17
00:30

PSD diz que declaração de Costa é "insulto à inteligência"

Líder parlamentar social-democrata, Hugo Soares, diz que primeiro-ministro foge a assumir  responsabilidades sobre o que se passou no domingo, com os incêndios

2017-10-17
00:28

Partidos querem explicações sobre incêndios de domingo

Esquerda e direita lamentam o sucedido no passado domingo, mas exigem que o Governo dê satisfações sobre o que se passou

2017-10-17
00:12

Fumo dos incêndios de Portugal e Galiza já chegou a Londres

Ventos intensos do furacão Ophelia estão a levar areias do Saara e fumo e cinzas da costa atlântica da península ibérica para a capital britânica. Londres entardeceu com o céu amarelado
Leia mais aqui
2017-10-16
23:55

Central elétrica de Mortágua atingida pelas chamas

A Central de Aproveitamento Energético de Biomassa Florestal Residual (BFR) de Mortágua, em Viseu, foi na segunda-feira à noite afetada pelas chamas e a operação foi suspensa, disse à Lusa fonte da EDP.

Segundo a mesma fonte, a central, que é detida pela empresa de celulose Altri e pela EDP, foi afetada pelas chamas que deflagraram no domingo naquela região do país, com a ocorrência a ficar circunscrita ao parque de biomassa.

“A operação foi suspensa até que possam ser asseguradas as condições de segurança. A Altri e a EDP estão a controlar a situação, que está circunscrita ao parque de biomassa”, disse.

Os danos materiais na central ainda estão em avaliação.

2017-10-16
23:50

Dominado fogo em Quiaios, Figueira da Foz

O incêndio que deflagrou no domingo na freguesia de Quiaios, concelho da Figueira da Foz, distrito de Coimbra, foi dado como dominado hoje à noite, indica a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

O fogo, que teve início às 14:36 de domingo, está a ser combatido por 111 operacionais apoiados por 33 viaturas, segundo o 'site' da ANPC, consultado pela Lusa cerca das 23:45.

Este incêndio destruiu a grande maioria da Mata Nacional das Dunas de Quiaios, afetando a envolvente das lagoas da Vela e Braças.