Em atualização

Ataque terrorista em França

AO MINUTO: ataque termina com três vítimas mortais e a morte do sequestrador. Suspeito foi abatido pela polícia
2018-03-23
2018-03-23
20:08

Terminamos aqui o acompanhamento, ao minuto, do ataque terrorista em França. Obrigado por ter seguido a par e passo os desenvolvimentos aqui, no site da TVI24.

2018-03-23
19:55

Cidadão português morto ainda não está identificado

Secretário de Estado das Comunicades, José Luís Carneiro, diz quenão se sabe ainda se o português agora confirmado como uma das vítimas do atentado era o motorista ou outro ocupante da viatura que o atacante roubou em Carcassonne.

"Não temos ainda dados da identificação que nos permitam poder ser mais assertivos nomeadamente em relação à informação de outro cidadão que se encontraria hospitalizado. A informação de que dispomos neste momento é a de confirmação de que, entre as vítimas mortais, está uma de nacionalidade portuguesa"

 

2018-03-23
19:55

Governo português garante apoio à família da vítima

"Continuaremos a acompanhar a circunstância, mostrando toda a disponibilidade dos nossos serviços consulares em Toulouse, em articulação com a nossa embaixada em Paris, para todo o apoio que venha a ser necessário e para garantir as diligências junto das autoridades francesas, tendo em vista garantir os procedimentos indispensáveis no apoio à família, quer para garantir a sepultura ou eventualmente a transladação"

2018-03-23
19:22

Mais detalhes sobre o terrorista e a sua atuação

Procurador de Paris, François Molins, diz que Radouane Lakdim nasceu a 11 de abril de 1992 e que foi condenado duas vezes, em 2011 e em 2015, por crimes de delito comum. 

Confirmou também que os reféns foram por ele libertados no âmbito da negociação que decorreu e que culminou com um polícia a substituir um dos reféns. 

O atacante disparou "várias vezes" contra o polícia, ferido gravemente.

A companheira de Lakdim foi detida.

2018-03-23
19:14

Marcelo lamenta morte de português

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou hoje solidariedade para com a família do português que morreu no ataque no Sul de França, a propósito do qual enviou uma mensagem ao seu homólogo, Emmanuel Macron.

Ao tomar conhecimento do facto de um cidadão português ser também vítima mortal no ataque em Trèbes, o Presidente da República deseja manifestar a sua solidariedade e sentidos pêsames aos familiares e amigos neste momento difícil", lê-se numa nota publicada no portal da Presidência da República.

Segundo a mesma nota, Marcelo Rebelo de Sousa enviou uma mensagem ao Presidente da República Francesa transmitindo-lhe "a sua solidariedade, em nome de todos os portugueses, para com o povo francês, especialmente para com as famílias das vítimas de mais este atroz ato terrorista naquele país".

O chefe de Estado "sublinha a sua convicção na importância da Europa se manter unida no combate à violência e ao terrorismo", lê-se no texto.

2018-03-23
19:11

O perfil do terrorista

O procurador François Molins informou que o atacante Rédouane L. era conhecido das autoridades desde 2014. Em 2016 e 2017, foi efetivamente monitorizado pelos serviços secretos, não tendo revelado "nenhum sinal de alerta de uma possível passagem a ato terrorista".

2018-03-23
19:02

Detida pessoa próxima do atacante

Procurador de Paris anuncia que uma pessoa "próxima do autor dos ataques, que partilhou a vida com ele" foi detida.

Há "numerosas investigações" a decorrer para determinar a proveniência da arma, mas também as circunstâncias em que o homem a obteve e eventuais cúmplices.

2018-03-23
19:00

Atacante gritou "Allah Akbar" ao entrar no supermercado

Indicação é dada pelo procurador de país, que diz ainda que isso indica que é um "soldado do Estado Islâmico", exigindo a "libertação de irmãos e dizendo-se pronto a morrer pela Síria".