21:11
VÍDEO

Robert fugiu a pé, do fogo, com os cinco burros ao longo de vários quilómetros

O incêndio de Monchique tem tido consequências devastadoras e multiplicam-se as histórias dramáticas de quem teve de fugir ao fogo

9 ago 2018, 21:04
21:05
VÍDEO

Reino Unido desaconselha viagens para as zonas afetadas no Algarve

O governo britânico desaconselha os seus nacionais a viajar para as zonas afectadas pelo incêndio de Monchique. O Turismo do Algarve garante que não há razões para alarme e que a região continua a ser um destino seguro

9 ago 2018, 21:02
21:00
VÍDEO

Monchique: vento forte tornou combate ao incêndio muito difícil

A noite  foi de sobressalto. Depois do fogo ter chegado a ameaçar casas em Silves, dez localidades foram evacuadas pela GNR. Há 299 pessoas deslocadas. Muitas passaram a noite num pavilhão de uma escola

9 ago 2018, 20:59
20:55
Política
Ministro diz que "incêndio está estabilizado sem perda de qualquer vida humana"
Eduardo Cabrita, em entrevista ao "Jornal das 8" da TVI, recusa haver qualquer falhanço no combate ao incêndio em Monchique
20:47
VÍDEO

"Cenário do incêndio está globalmente establizado"

Patrícia Gaspar, comandante nacional operacional adjunta da Proteção Civil, fez o habitual "briefing" de final do dia sobre o Incêndio de Monchique e referiu que o cenário está "globalmente estabilizado" e que já há pessoas a regressar a casa. 

9 ago 2018, 20:47
20:39
Sociedade
Monchique: pessoas estão a regressar a casa, o "incêndio está a ceder"
Patrícia Gaspar diz que o cenário está "globalmente estabilizado"
20:04
VÍDEO

Incêndio de Monchique já consumiu 23 mil hectares de serra

O incêndio de Monchique já destruiu mais de 23 mil hectares de floresta. É mais de metade da area ardida em 2003. Uma mancha negra cobre a região e são muitos os relatos de horas de aflição de quem viu o fogo avançar desgovernado na Serra de Silves
 

9 ago 2018, 20:03
19:57
Sociedade
Monchique: Ministério da Agricultura vai disponibilizar alimentação para animais
Em comunicado, o Ministério da Agricultura avança já ter disponível, através da Companhia das Lezírias, alimentação animal para suprir as necessidades que venham a ser identificadas
19:23
Sociedade
Costa diz que declarações sobre Monchique foram "descontextualizadas e deturpadas"
Em causa as declarações desta quarta-feira sobre os incêndios de Monchique
17:53
Sociedade
"Cerca de 50" casas destruídas total ou parcialmente em Monchique
Informação avançada pelo Presidente da Câmara
17:30
Sociedade
Instalações da NAV afetadas em Monchique mas serviço sem falhas
Anteriormente, o Eurocontrol, o organismo europeu de segurança na navegação aérea, informou à Lusa que o fumo causado por incêndios em Portugal tem causado “atrasos” em voos
17:09

Fogo em Monchique está "mais tranquilo"

O incêndio que deflagrou na sexta-feira no concelho de Monchique, no Algarve, está hoje à tarde “mais tranquilo”, sem chamas em atividade, mantendo-se duas zonas que dão ainda “alguma preocupação”, disse à Lusa o presidente da Câmara.

 

Obviamente que está mais tranquilo. Já não temos as chamas em atividade e isso dá-nos, de alguma maneira, alguma tranquilidade”, afirmou à agência Lusa Rui André, cerca das 16:40.

 

O autarca ressalvou que ainda não é altura “de baixar os braços”, tendo em conta os “cenários” vividos nos últimos dias, com diversos reacendimentos, mas também porque a tarde é um período do dia em que se “levanta sempre vento”.

15:26
VÍDEO

"Numa questão de emergência como esta, o que nós não podemos ter é mortos"

Jorge Botelho, presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, elogiou apoio às populações.

9 ago 2018, 15:25
15:23

Alerta britânico "não é bom" para o Algarve

O presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro disse hoje que “não é bom para o Algarve" o Reino Unido ter emitido um alerta a aconselhar os britânicos a não viajar para zonas portuguesas afetadas pelos incêndios.
 

Nós sempre tentámos transmitir a ideia de que o Algarve continua a ser e é um destino seguro, que protege quem é de alguma forma afetado por esta questão”, referiu Jorge Botelho, após uma reunião deste órgão em Loulé, no distrito de Faro.


O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido emitiu na quarta-feira um alerta, que continua hoje válido, a aconselhar os britânicos a não viajar para as zonas de Portugal afetadas pelos incêndios, como o Algarve.

 

Para sua própria segurança, não é aconselhável viajar para as áreas afetadas pelos incêndios. Se já estiver na área, siga as instruções da polícia e das autoridades da proteção civil portuguesas”, lê-se no aviso colocado no ‘site’ do ministério britânico.

14:34
Sociedade
Autarca de Silves critica atuação da Proteção Civil
Rosa Palma aponta falhas e diz que não está a ser atualizada sobre o incêndio
14:31
Sociedade
"O sistema de Proteção Civil verdadeiramente funcionou"
Jorge Botelho, presidente da Comissão Distrital de Proteção Civil de Faro, elogiou apoio às populações
13:45
Sociedade
Deslocados pelo fogo em Silves já foram para casa
Situação voltou à normalidade para as mais de 100 pessoas que foram retiradas durante a noite de quarta-feira de mais de uma dezena de localidades, informa o presidente da Câmara
13:30

Direção de Agricultura do Algarve preparada para levantamento de prejuízos

A Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) do Algarve anunciou hoje que já tem equipas preparadas para fazer o levantamento de prejuízos causados nas produções florestais e agrícolas, na sequência do incêndio que lavra desde sexta-feira em Monchique.

“Temos uma equipa a dar os primeiros passos e a reunir as pessoas nas instalações da DRAP em Portimão, até aproveitando a experiência que já há de outros incêndios, para estarem em termos operacionais preparados para, quando forem dadas ordens a nível superior, começarem a fazer o levantamento nas produções agrícolas”, disse o diretor de Serviços e Investimentos da DRAP.

Júlio Cabrita disse que “ainda não há dados concretos sobre os prejuízos”, mas adiantou que em Monchique “a principal atividade é a florestal”, embora haja “também hortas familiares, construções agrícolas, armazéns, alfaias e máquinas” que podem ter sido afetadas.

13:18

Reino Unido aconselha britânicos a evitar zona de fogos no Algarve

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido emitiu na quarta-feira um alerta a aconselhar os britânicos a não viajar para as zonas de Portugal afetadas pelos incêndios, como o Algarve, que continua hoje válido.

“Para sua própria segurança, não é aconselhável viajar para as áreas afetadas pelos incêndios. Se já estiver na área, siga as instruções da polícia e das autoridades da proteção civil portuguesas”, lê-se no aviso colocado no “site” do ministério britânico (https://www.gov.uk/foreign-travel-advice/portugal).

Na página, são indicados os contactos dos serviços consulares do Reino Unido em Portugal e recorda-se que cerca de 2,3 milhões de britânicos visitaram o país em 2016, de acordo com dados oficiais.

O 'site' menciona concretamente o incêndio de Monchique, que deflagrou na sexta-feira, afetou os concelhos de Silves e Portimão e cujo fumo é visível das zonas de praias.

13:04
VÍDEO

Monchique: habitantes salvam bens com os próprios meios

Em Lugar de Eira Cavada, a menos de 10 quilómetros do centro da vila de Monchique, os habitantes assustados com as chamas salvaram os bens com os próprios meios. A repórter Patrícia Manguito fez, em direto do local, o ponto de situação.

9 ago 2018, 12:47