13:33
VÍDEO

Coletes amarelos: os momentos de tensão no Marquês de Pombal

Três pessoas foram detidas pela polícia no protesto dos coletes amarelos em Lisboa. Na Rotunda no Marquês de Pombal, viveram-se os momentos de maior tensão, com centenas de pessoas a tentarem furar os cordões policiais e a impedirem a circulação do trânsito.

21 dez 2018, 13:32
13:23

Quatro horas após início, protesto num "impasse" em Lisboa

Quatro horas depois do início da manifestação em Lisboa, os “coletes amarelos” transferiram o protesto alguns metros do Marquês de Pombal e posicionaram-se ao longo da rua Braamcamp, que liga ao Largo do Rato.

Depois de mais de duas horas de impasse e cercados por um forte aparato policial, tendo falhado a intenção de se deslocarem até à Assembleia da República, os manifestantes juntaram-se num único grupo, depois de o perímetro policial ter sido alargado.

Até ali, havia um grupo concentrado na caixa de segurança na Rotunda do Marquês e um outro junto às portas de entidades bancárias localizadas naquela zona da capital.

Momentos antes, fonte da PSP revelara que o perímetro de segurança tinha sido alargado, após o que um cordão formado apenas por mulheres se aproximou da caixa policial que se abriu, deixando os manifestantes concentram-se num só grupo.

Entre os manifestantes continua a não haver certezas quanto à continuidade do protesto, se permanecem na Rua Braamcamp ou se seguem para o parlamento.

13:21
VÍDEO

"Queremos ser tratados como pessoas que estão a reivindicar os seus direitos"

Jornalista da TVI, Alexandra Monteiro, entrevista um manifestante presente no Marquês de Pombal, que apela a que a polícia seja mais "benevolente" e que "não nos trate como criminosos."

21 dez 2018, 10:53
13:10
VÍDEO

Coletes amarelos rompem cordão policial e geram-se vários desacatos

A informação de que estaria outro grupo de coletes amarelos a chegar ao Marquês de Pombal impediu que os manifestantes que já estavam no local descessem a Avenida da Liberdade. O segundo grupo quando chegou apelou aos manifestantes para romperem o cordão de segurança e para se juntarem novamente na rotunda.

21 dez 2018, 10:40
13:09

CDS-PP atento ao protesto

A líder do CDS-PP disse estar "atenta" ao protesto dos coletes amarelos, destacando que "muitas das teclas que estão a ser tocadas" pelo movimento são semelhantes às que o partido "tem vindo a insistir no parlamento.

"Acompanhamos com atenção este movimento. Há o direito de todas as pessoas se manifestarem, desde que o façam de forma ordeira e respeitando a ordem pública, e nós ouvimos o que as pessoas estão a dizer", afirmou Assunção Cristas aos jornalistas à margem do encontro do Conselho da Diáspora, que hoje decorre no Palácio da Cidadela em Cascais.

Cristas referiu que, como líder do CDS, a sua preocupação tem sido andar muito na rua e ouvir as preocupações das pessoas, e considerou que "não é por acaso" que o seu partido tem trazido para a "primeira linha da agenda política, do debate político, seja a questão dos impostos demasiado altos, da necessidade de uma baixa dos impostos sobre a gasolina e o gasóleo, seja as questões da saúde que estão a preocupar muito as pessoas por todo o lado".

E acrescentou: "São muitos destes temas que eu vejo agora a serem debatidos na rua".

13:07
Sociedade
Coletes amarelos: um protesto morno com três detenções
PSP identificou ainda 12 pessoas no Porto e em Coimbra
12:54
VÍDEO

Polícia de Intervenção manda dispersar coletes amarelos em Braga

Desde as 6:00 que duas centenas de manifestantes têm bloqueado o Nó de Infias, em Braga. O trânsito continua interrompido na estrada que atravessa de norte a sul a cidade minhota. Entretanto, a polícia municipal trouxe uma notificação da Câmara Municipal de Braga a lembrar que não tinha havido autorização para se efetuar nenhum bloqueio do trânsito. 

21 dez 2018, 12:03
12:54
VÍDEO

Coletes amarelos prosseguem a manifestação para o Parlamento

A confusão instalou-se novamente nos protestos dos coletes amarelos, em Lisboa. Depois de os manifestantes terem rompido o cordão de segurança da PSP, seguiram pela rua Brancaamp em direção à Assembleia da República, mas acabaram por recuar. A polícia chegou a recorrer a alguma violência para acalmar os ânimos.

21 dez 2018, 12:51
12:47
12:47
12:47
12:45

Trânsito já circula num sentido no nó das Infias, em Braga

O trânsito foi reposto num sentido no nó das Infias, em Braga, depois de a PSP ter forçado os manifestantes a sair da estrada naquele nó, estando os “coletes amarelos” a dirigir-se agora para a cidade.

O trânsito já circula em direção a Braga, mas continua cortada a saída da cidade pelo mesmo nó, constatou a agência Lusa no local.

A saída dos manifestantes foi pacífica e não requereu o uso da força por parte da polícia.

12:43
12:43

Manif em para arranca

Manifestantes já iam a caminho do Largo do Rato, mas a meio do caminho voltaram a descer a rua Braamcamp em direção ao Marquês de Pombal. Não se sabe ainda porque o fizeram

12:39

Manifestantes condicionam trânsito em Coimbra

Seis dezenas de manifestantes do movimento “coletes amarelos” condicionaram o trânsito na cidade de Coimbra, mas sempre controlados por efetivos da PSP.

Os manifestantes deixaram a rotunda da Casa do Sal, onde se tinham concentrado a partir das 07:00 e rumaram até junto da rotunda da estação de Coimbra B e do terminal rodoviário na Avenida Fernão de Magalhães, parando nas passadeiras, mas sendo de imediato retirados pela polícia.

Os maiores condicionamentos na circulação rodoviária ocorreram quando o grupo envergando coletes amarelos se dirigiu à rotunda do Almegue e subiu ao tabuleiro superior da Ponte Açude, criando uma longa fila de veículos no acesso ao IC 2 para sul.

Os manifestantes, durante o percurso, gritaram palavras de ordem como “a roubar é fácil governar”.

Depois da rotunda do Almegue, os manifestantes regressaram pela Ponte Açude, descendo à Fernão de Magalhães, para voltarem ao local do início da concentração.

Segundo a PSP, no começo do protesto, foram identificados quatro participantes na manifestação.

12:37
12:33
VÍDEO

"Venham, tenham coragem e vistam o colete amarelo"

Manifestante apela às pessoas que saiam de casa e que se juntem ao protesto no Marquês de Pombal

21 dez 2018, 12:27
12:32

Manifestantes dirigem-se para a Câmara de Braga

Cerca de 150 a 200 coletes amarelos estão em marcha, rumo ao edifício da autarquia. 

12:32
VÍDEO

Na ponte 25 de Abril já não há coletes amarelos

Forte dispositivo policial foi deslocado para o Marquês de Pombal e o trânsito circula com normalidade na ponte

21 dez 2018, 12:25
12:32
VÍDEO

"Estamos a tentar protestar e estão pessoas sequestradas pela polícia no Marquês"

Manifestante que veio de Pombal acusa PSP de sequestrar grupo que se manifestava no centro de Lisboa e de não os deixar sair da caixa de segurança que foi criada

21 dez 2018, 12:26