Escalada de tensão Irão/EUA

Irão lançou mísseis em resposta à morte do general Soleimani. Siga toda a atualidade ao minuto
08 Janeiro 2020

AO MINUTO

00:23
VÍDEO

“Qassem Soleimani não era uma pomba branca que voava sobre o Médio Oriente”

Comentador da TVI Ricardo Monteiro analisou o escalar de tensão entre os Estados Unidos da América e o Irão, esta quinta-feira, no 25ª Hora.

9 jan 2020, 00:22
00:10
VÍDEO

Rockets rebentaram perto da embaixada dos Estados Unidos no Iraque

Dois projéteis de curto alcance foram lançados em Bagdade, um dia depois do ataque do Irão a duas bases com militares norte-americanos. Até ao momento não há relatos de vítimas.

9 jan 2020, 00:09
23:50
GALERIA

Americanos protestam em Nova Iorque: "Não à guerra com o Irão"

Vários cidadãos saíram à rua na Big Apple, onde exibiram cartazes a pedir que os Estados Unidos não invadam o Irão. Recorde-se que o país asiático atacou esta quarta-feira duas bases militares onde estão instaladas forças norte-americanas, no Iraque.
8 jan 2020, 23:49
23:35

General norte-americano afirma: "Irão tinha intenção de matar"

O chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos afirmou esta quarta-feira que o Irão tinha "intenções de matar" no ataque que fez às bases de Ain al Asad e de Erbil, no Iraque.

As palavras do general Mark Milley surgem depois de órgãos de comunicação norte-americanos terem afirmado que o Pentágono pensava que o Irão tinha falhado alguns alvos "propositadamente".

A análise está na mão de profissionais da inteligência. Eles estão a investigar isso", afirmou o general.

22:25
VÍDEO

Em dezembro, Donald Trump esteve numa das bases atacadas pelo Irão

Presidente norte-americano visitou a base iraquiana de Al Asad, uma das maiores infraestruturas do género no país.

8 jan 2020, 22:25
22:18
VÍDEO

As reações internacionais ao ataque do Irão aos Estados Unidos

Depois do bombardeamento de duas bases militares com tropas norte-americanas por parte das tropas iranianas, vários governos reagiram. França afasta uma ajuda aos Estados Unidos, contrariamente a Israel.

8 jan 2020, 22:17
21:50
VÍDEO

Irão/EUA: uma "escaladazinha" de violência

Iranianos prometeram atacar onde mais doesse e não cumpriram. Trump, que ameaçou atacar mais de 50 locais no Irão caso a república islâmica atacasse americanos, também não cumpriu. A resposta do presidente ao bombardeamento no Iraque acabou por ser a mesma de sempre: mais medidas para estrangular a economia do Irão.

8 jan 2020, 21:32
21:40
VÍDEO

Medidas de segurança dos militares portugueses no Iraque foram reforçadas

Ministro da Defesa veio a público reafirmar que os soldados portugueses estão em segurança, depois do ataque iraniano às bases militares no Iraque, onde estão estacionadas as forças norte-americanas. O contingente português está destacado na base militar de Besmayah, a 60 quilómetros do centro de Bagdade. A retirada das unidades portuguesas do país está em aberto.

8 jan 2020, 21:23
21:05

Dois rockets explodem em Bagdade

Depois do ataque do Irão aos Estados Unidos, dois rockets rebentaram na noite desta quarta-feira na capital do Iraque, Bagdade. Segundo a France Press, as explosões atingiram a green zone, a zona internacional da capital.

 

21:00

Democratas querem reduzir poder militar de Trump

Anúncio foi feito por Nancy Pelosi, a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.

Na mesma nota, a democrata afirma que o ataque que resultou na morte de Qassem Soleimani foi "provocador e desproporcionado".

19:55

ONU congratula-se com tom usado por Trump

As Nações Unidas também reagiram às declarações de Trump, congratulando-se com o tom usado pelo presidente e pedindo que se evitem mais confrontos.

19:45

Irão terá falhado alvos "propositadamente"

Um alto funcionário da administração Trump, cuja identidade não foi avançada, disse à CNN que o governo norte-americano acredita que este ataque iraniano, feito com mísseis teleguiados, “falhou propositadamente o seu alvo”.  

O objetivo do Irão, segundo a mesma fonte, era “causar o mínimo de danos”, ao mesmo tempo que dava um “efeito de aviso máximo”

19:25

Democratas criticam estratégia de Trump

O senador democrata Bob Menendez afirmou hoje que "abrir um conflito e depois recuar, não é uma boa estratégia, mas sim arriscada".

Já Chris Murphy, democrata do Connecticut, disse que a estratégia de Trump "não foi validada, de forma nenhuma".

"Estamos fundamentalmente pior hoje do que há um mês. O Irão recomeçou o seu programa de armas nucleares e as nossas tropas estão na iminência da expulsão do Iraque", disse, ainda, Murphy.

19:00

Candidata democrata ataca Trump

A pré-candidata democrata à Casa Branca, Elizabeth Warren, atacou a postura de Trump nos conflitos com o Médio Oriente, afirmando que os EUA "não precisam de um presidente que mina os aliados e provoca tensões".

A democrata também acusa Trump de tweetar "ameaças de crimes de guerra".

18:46

Senador republicano aplaude "recuo" de Trump

O senador republicano Rand Paul, que se mostrou crítico do ataque a Soleimani, aplaude a decisão de Trump de não optar por mais ataques.

18:35

EUA: a votação para a resolução de poderes de guerra não está marcada

Os Democratas afirmaram aos jornalistas que a votação para limitar os poderes de guerra do presidente Trump nas questões com o Irão ainda não está marcada. Os oficiais declararam que a legislação ainda está a ser redigida. 

Os legisladores democratas querem pôr em causa os poderes do presidente americano depois de Trump não ter informado atempadamente o Congresso sobre o ataque americano que matou Soleimani.

18:20

Trump falou com Boris Johnson hoje

A Casa Branca, informou hoje que "O presidente Donald J. Trump conversou com o primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson". Na declaração enviada pelo gabinete de imprensa da Casa Branca, destaca-se que "os dois líderes de Estado discutiram a atual situação no Médio Oriente e concordaram em manter a cooperação nos interesses da segurança nacional".

18:08

Ministro dos Negócios Estrangeiros aterra em Washington

Dominic Raab já está em Washington D.C. para conversar com os membros seniores do Congresso e para reunir-se com o secretário de Estado, Mike Pompeo.

O ministro britânico afirma que é "uma oportunidade para discutir a importância da parceria de segurança entre o Reino Unido e os EUA, assim como a necessidade de atenuar a situação no Iraque".

17:55

Trump vai pedir à NATO para se envolver mais no Médio Oriente

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que vai pedir à NATO para se envolver mais nos processos do Médio Oriente e sugeriu aos países signatários do tratado nuclear com o Irão para procurarem um novo acordo.

Durante uma comunicação ao país, horas depois de dois ataques com mísseis lançados pelas forças iranianas contra bases militares no Iraque que albergam militares norte-americanos, Donald Trump disse não querer uma guerra com o Irão e pediu aos aliados para colaborarem no processo de paz no Médio Oriente.

Vou pedir à NATO para se envolver mais nos processos de paz do Médio Oriente”, disse o presidente norte-americano, recordando os esforços que tem feito no seu mandato para estabilizar a região, nomeadamente no combate contra o movimento terrorista do Estado Islâmico.

Trump voltou a passar a mensagem de que os EUA se querem retirar dos cenários de guerra no Médio Oriente e mencionou o facto de o seu país se ter tornado “o maior produtor de gás natural e de petróleo”, ficando autossuficiente neste setor.

Não precisamos do petróleo do Médio Oriente”, concluiu Trump, para explicar a sua estratégia de abandono da região.

17:47
Loading

N�o existem mais eventos...